Publicidade

Blue Monday: hoje é realmente o dia mais triste do ano?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Janeiro de 2023 às 18h22

Link copiado!

stokkete/envato
stokkete/envato

Nesta segunda-feira (16), temos a Blue Monday, também conhecida como o dia mais triste do ano. É uma ocasião que contempla a terceira segunda-feira do mês de janeiro. O conceito surgiu em 2005, quando pesquisadores fizeram um cálculo para saber qual era o dia mais melancólico. Isso ganhou ainda mais força em 2009, quando cientistas japoneses perceberam que a taxa de suicídio é maior nas segundas.

Os pesquisadores responsáveis por chegar ao dia mais triste do ano aplicaram uma fórmula que leva em consideração fatores como o tempo desde o Natal e o tempo desde que se desiste da resolução de Ano Novo. No entanto, justamente por partir de uma premissa tão subjetiva, a comunidade científica não leva tão a sério esses apontamentos.

Mas nem tudo é digno de se ignorar: na verdade, realmente existe uma parte do ano em que as pessoas ficam mais tristes, e geralmente é o inverno. Tendo isso em mente, n Hemisfério Norte, o inverno ocorre justamente entre os dias 22 de dezembro e 20 de março. Aqui no hemisfério sul, temos o verão no mesmo período.

Continua após a publicidade

Esse fenômeno é chamado de transtorno afetivo sazonal (também conhecido como depressão sazonal), uma condição em que a saúde mental fica abalada em determinada época do ano, mais precisamente nas estações mais frias. Assim, o surgimento da mudança de humor é diretamente associado às mudanças climáticas.

O transtorno afetivo sazonal é considerado uma das formas de depressão, exceto que seus sintomas costumam aparecer sempre na mesma época do ano, durando cerca de 4 a 5 meses. Os principais envolvem sensação diária de tristeza, perda de interesse em atividades anteriormente consideradas prazerosas, maior apetite, especialmente em relação a carboidratos, hipersônia (sono excessivo), baixa energia, desesperança, dificuldade de concentração e ganho de peso.

A ciência ainda não entende por completo as causas do transtorno, mas uma das teorias é a redução da serotonina, neurotransmissor que ajuda a regular o humor.

Continua após a publicidade

Fonte: CNN Health, Mayo Clinic