Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Está triste? Este é um excelente remédio para melhorar seu humor

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Janeiro de 2022 às 08h30

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Em um estudo publicado na revista científica Journal of Clinical Psychology no início de janeiro, uma equipe de pesquisadores da Ohio State University descreveu como o incentivo pode ajudar a mudar o humor das pessoas. Os participantes do estudo ficaram bem mais felizes ao realizar uma tarefa para a qual receberam elogios.

Para entender melhor sobre o comportamento humano, a equipe da Ohio State University reuniu 616 voluntários. Os pesquisadores falaram brevemente sobre dois métodos de terapia utilizados na psicologia para ajudar clientes com problemas como depressão, e a ideia era que os participantes testassem esses métodos.

O primeiro passo foi levar os participantes a acessar sentimentos de tristeza, com um exercício que envolveu ouvir música triste e pensar em situações hipotéticas envolvendo entes queridos. Em seguida, os participantes deveriam aplicar os métodos aprendidos. Durante o experimento, os pesquisadores incentivaram os participantes, apontando em qual dos dois métodos eles tinham mais aptidão.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores descobriram que as pessoas melhoraram de humor muito mais rápido quando aplicaram o método que acreditaram ter mais aptidão. E o mais interessante é que essa aptidão em si não foi relevante (ou seja, eles não precisavam ser exatamente bons em realizar aquela atividade, mas ouvir o incentivo ajudou na recuperação do humor).

“Descobrimos que isso ajuda as pessoas a pensar que estão trabalhando com seus pontos fortes em vez de algo que veem como uma fraqueza”, afirma Samuel Murphy, principal autor do estudo. “Nossos resultados sugerem que os participantes serem bons na habilidade não era relevante. Foi a crença de que eles eram bons nessa habilidade que a tornou eficaz”, completou o orientador do estudo, Daniel Strunk.

Fonte: Journal of Clinical Psychology