85% das crianças de 10 a 13 anos têm acesso à internet no Brasil
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Aproximadamente 85% das crianças de 10 a 13 anos têm acesso a internet no Brasil. A afirmação vem de um relatório divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira (9). Segundo o material, de modo geral, a proporção de pessoas com 10 anos ou mais de idade que utilizaram a internet no país passou de 84,7% em 2021 para 87,2% em 2022.
- 39 minutos a menos de sono já impactam uma criança negativamente
- Como melhorar a capacidade de raciocínio de crianças em casa?
O estudo revela que o percentual de idosos (60 anos ou mais) que utilizam a internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022. Além disso, 98,4% dos estudantes da rede privada e 89,4% dos alunos da rede pública utilizaram a Internet em 2022.
O material também aponta que o equipamento mais utilizado para acessar a Internet em 2022 foi o celular (98,9%). Já a proporção de pessoas que acessavam a internet pelo computador recuou de 63,2% em 2016 para 35,5% de 2022. O acesso à internet por meio do tablet também recuou, neste período, de 16,4% para 7,6%.
A equipe também aproveita para buscar a frequência com que as pessoas utilizavam a web: 93,4% usavam todos os dias. De acordo com a pesquisa, 94,4% dos usuários acessaram a internet para conversar por chamadas de voz ou vídeo. As outras finalidades mais relatadas foram:
- Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail (92,0%)
- Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes (88,3%)
- Usar redes sociais (83,6%).
É válido salientar que os pesquisadores apontam que, em 2022, 8,9% dos usuários acessaram a internet por conexão gratuita pública em escolas, universidades ou bibliotecas públicas. Por sua vez, entre os estudantes da rede pública usuários da internet, 26,7% utilizaram essa forma de acesso.
O material ainda permite observar que a maioria das pessoas que não utilizaram a internet em 2022 tinha menos instrução ou era idoso (com 60 anos ou mais de idade), e o motivo mais apontado pelas pessoas que não acessaram a internet foi por não sabe usar (47,7%).
Acesso à internet no Brasil
O grupo responsável também investiga o acesso gratuito à Internet (Wi-Fi) em locais públicos do Brasil, e afirma que 8,9% das pessoas que utilizaram a internet relataram ter acessado o serviço gratuitamente em escolas, universidades ou bibliotecas públicas; 5,2%, em estabelecimentos públicos de saúde, como postos de saúde e hospitais públicos; e 5,5%, em praças ou parques públicos.
Com base nisso, a Região Sul apresentou os maiores percentuais de acesso gratuito à internet: 11,7%, 7,9% e 8,1%, respectivamente. No País, entre os estudantes da rede pública que utilizaram a internet, 26,7% acessaram o serviço de forma gratuita em escolas, universidades ou bibliotecas públicas, com a Região Sul também apresentando o maior percentual (35,5%).
Por fim, o percentual de pessoas não utilizava a internet devido ao serviço não estar disponível foi mais elevado na Região Norte (9,7%) e na área rural (8,0%).
Crianças na internet
O acesso das crianças à internet é alvo de preocupações por parte dos especialistas. Já conversamos com psicólogos para entender como deixar as crianças usarem gadgets de forma saudável. Também já vimos com profissionais da pedagogia sobre como usar tecnologia no ensino infantil de forma saudável e sem excessos.
Fonte: IBGE