Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para que você quer um computador?

Por| 05 de Maio de 2023 às 10h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Por trabalhar há tanto tempo em tecnologia, a pergunta que mais ouço de amigos que não são da área é a seguinte: “Estou precisando comprar um computador. Qual é bom?”. E a resposta mais honesta para essa pergunta é, na verdade, uma outra pergunta: “Para que você vai usar o seu computador?”

O primeiro ponto que precisamos desmistificar é sobre o poder de processamento, pois ainda existe a sensação de que um desktop com a sua CPU (Central Processing Unit), ou Unidade Central de Processamento, é mais poderoso que o notebook, e nem sempre isso é verdade.

Um notebook para uso doméstico também pode oferecer desde as funções básicas até alto desempenho, como no caso de um superpoderoso notebook gamer. Paradoxalmente, não é qualquer computador que permite “brincar”. Para que se possa utilizar os jogos mais modernos é necessário primordialmente uma boa placa gráfica que permitirá uma experiência sem travamentos, além de sistema de refrigeração da CPU adequado.

Continua após a publicidade

Da mesma maneira, um notebook para o trabalho pode atender desde necessidades básicas como navegação em sites, edição de texto, planilhas mais simples e acesso ao e-mail, evoluindo até para uma poderosa estação de trabalho móvel – a workstation –, um notebook que oferece alto desempenho e capacidade de processamento para profissionais que precisam de poder computacional sem perder a mobilidade. Esses notebooks são projetados para executar tarefas exigentes e complexas, como modelagem 3D, renderização de vídeo, design gráfico, desenvolvimento de software, entre outros, sendo muitas vezes certificados para usos específicos.

Na prática, existem seis pontos principais que diferenciam um notebook doméstico de um equipamento corporativo:

  1. Hardware: Os computadores para uso profissional geralmente possuem hardware mais poderoso e robusto do que os computadores para uso doméstico. Eles são projetados para executar tarefas complexas e exigentes.
  2. Software: Computadores corporativos podem ter softwares especializados que não são encontrados em computadores domésticos, como programas de contabilidade, softwares de gerenciamento de projetos, softwares de design gráfico, entre outros.
  3. Conectividade: Os computadores para uso profissional geralmente possuem mais portas e conectividade avançada para permitir a conexão de vários dispositivos, como monitores adicionais, impressoras, scanners, câmeras, dispositivos de armazenamento externo, entre outros.
  4. Segurança: Os computadores para uso profissional geralmente possuem recursos de segurança avançados, como criptografia de dados, autenticação de usuário, antivírus e firewalls para proteger os dados confidenciais da empresa.
  5. Suporte técnico: Os computadores para uso profissional geralmente têm suporte técnico mais abrangente e especializado, que pode incluir acordos de nível de serviço (SLA) para garantir que as questões técnicas sejam resolvidas rapidamente.
  6. Design: Os computadores para uso profissional tendem a ter um design mais sóbrio, com cores mais neutras e logotipo mais discreto. Diferente dos notebooks gamers por exemplo, onde se espera um impacto visual maior.

Por isso, o mais adequado é entender qual será o uso do notebook e quais aplicações serão instaladas para, então, filtrar as categorias, modelos e especificações técnicas e efetuar a melhor escolha de acordo com a necessidade do usuário.