Ar condicionado da Xiaomi funciona no calor de até 65ºC
Por Vinícius Moschen | •
A Xiaomi acaba de atualizar sua linha de ar-condicionado com o modelo Mijia Fresh Air Pro AC Simple White 1.5 HP. Um de seus principais diferenciais é o funcionamento em ambientes de temperaturas extremas, de acordo com o que afirmou a marca.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Ar-condicionado que liga e desliga com Alexa: conheça 5 modelos
- O que significa “fan” no ar-condicionado?
O produto pode resfriar ambientes com temperaturas de até 65ºC, enquanto o modo de aquecimento suporta cômodos que estejam em temperaturas de até -35ºC. As climatizações ocorrem em períodos de 30 e 60 segundos, respectivamente.
Para isso, o equipamento tem capacidade de resfriamento de 3.520 W, e capacidade de aquecimento de 5.100 W. Na prática, ele é recomendado para ambientes de tamanho médio, entre 16 e 20 m².
VÍDEO: COMO ESCOLHER AR-CONDICIONADO
Além disso, o produto utiliza um compressor de dois cilindros, que deve entregar 30% mais estabilidade em frequências baixas, melhor proteção contra sobrecarga e maior durabilidade em comparação com compressores de apenas um cilindro. O Mijia Fresh Air Pro AC inclui o motor Xiaomi Lingyun AI, que ajusta automaticamente o modo de operação com base nas condições do ambiente.
Já seu condensador de fileira dupla aumenta em 82% a área de troca de calor, otimizando o desempenho de resfriamento e aquecimento, de acordo com o que afirmou a Xiaomi.
Além do controle da temperatura, o aparelho tem um sistema de ventilação com um volume de ar de 60 m³/h, e um sistema de purificação HEPA de quatro camadas, eliminando 99% de bactérias, vírus, pólen e 93% de formaldeído.
O modelo também oferece purificação iônica, que deve entregar uma alta taxa de esterilização, ao remover 99% de MP2.5, CO e poluentes TVOC (que são indicadores de poluição do ar). O sistema utiliza algoritmos em nuvem baseados em IA, otimizando a economia de energia a longo prazo e o controle preciso da temperatura.
O ar-condicionado é compatível com o ecossistema Xiaomi HyperOS Connect, com controle via aplicativo Mijia, assistente de voz Xiao AI e a função NFC "Tap-to-Control" para ajustes mais rápidos com o celular. Há ainda diversos modos de fluxo de ar, incluindo ventilação de teto, piso e vento envolvente, que evita correntes de ar diretas.
Preço e disponibilidade
O novo aparelho de ar condicionado da Xiaomi foi apresentado na China, com um preço oficial de 3.999 yuan (cerca de R$ 3.202 em conversão direta). Não há previsão para vendas em escala global.
Leia também: