SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

O que significa “fan” no ar-condicionado?

Por| Editado por Léo Müller | 07 de Janeiro de 2024 às 14h00

Link copiado!

Danilo Berti/Canaltech
Danilo Berti/Canaltech

Muitos ar-condicionados têm várias funções que vão além de simplesmente deixar o ambiente mais refrescante nos dias de calor. Uma das mais populares é o modo “fan”, que apesar de não existir em todos os modelos, ainda é um recurso bem popular. Nesse texto, portanto, esclarecemos o que significa e como funciona o modo “fan”.

O que é o modo “fan” do ar-condicionado? 

O modo “fan”, do ar-condicionado, nada mais é do que um recurso que faz o eletrodoméstico funcionar como um ventilador. Essa é, inclusive, a tradução direta da palavra no inglês. 

Continua após a publicidade

Assim, o modo “fan” funciona basicamente para ventilar o ambiente, fazendo o vento circular, substituindo um ventilador. Mas é importante destacar que, quando o ar-condicionado está configurado no modo “fan”, ele não tem a propriedade de climatizar o ambiente e não deixa o ar mais frio. Portanto, o vento gerado estará na temperatura natural do ambiente. 

A função “fan” geralmente é representada nos controles remotos ou nos visores como um conjunto de pás ou uma hélice de um ventilador. Ela pode ser ativada pela tecla Mode ou por um botão dedicado e é indicada para refrescar levemente o ambiente sem necessariamente deixá-lo mais frio. Ainda assim, geralmente é possível selecionar o nível de funcionamento, como em um ventilador comum, para gerar mais ou menos vento.