Superman pode enfrentar sua versão do mal no DCU, mas há um porém
Por André Mello • Editado por Durval Ramos |
Superman, o novo filme do Homem de Aço no vindouro Universo Cinematográfico da DC (DCU, na sigla em inglês), está em produção, mas até o momento, não foi revelado quem será a grande ameaça do herói no cinema além de Lex Luthor. Com as filmagens rolando, começaram a surgir rumores sobre a identidade do grande vilão do longa — e ele seria ninguém menos do que o Ultraman, uma versão maligna do próprio Superman.
- DCU | Confira todos os filmes e séries que marcam o recomeço do universo DC
- Superman: Legacy | DC revela quais HQs inspiraram o roteiro de James Gunn
Há algumas semanas, começaram a surgir boatos de que o grande vilão do primeiro filme do Superman seria uma espécie de clone ou alguém parecido com os mesmos poderes de Clark Kent. Muitos acreditaram se tratar de Bizarro, vilão que inclusive já foi utilizado na série Superman & Lois e que traz essa característica de ser uma versão reversa do herói, mas logo surgiu a informação que o personagem poderia ser o Ultraman.
A ideia é que Lex Luthor usaria o DNA do Superman para tentar criar um clone exato do kryptoniano. Assim, ele daria vida ao Ultraman, uma versão idêntica, mas voltada para o mal do Homem de Aço, dando toda a oportunidade que James Gunn precisa para colocar os dois para saírem no soco de maneira espetacular.
E embora pareça ser apenas mais uma teoria maluca de fãs, as pistas estão no próprio texto publicado pelo diretor James Gunn ao anunciar oficialmente Nicholas Hoult no papel de Lex Luthor.
Gunn publicaou uma foto com o ator e um texto explicando por que o escolheu para o papel. No final, o diretor e co-CEO do DC Studios usou alguns emojis que indicam não só o lado cientista do personagem, mas um dos símbolos chamou mais atenção: o de uma dupla hélice longa e espiralada, a estrutura que representa o DNA.
Quem é o Ultraman?
Apesar do mesmo nome do herói dos tokusatsus, o Ultraman é na verdade um título usado por mais de um personagem nos quadrinhos da DC. Sua primeira aparição aconteceu em 1964, surgindo como uma versão maligna do Superman vinda da Terra-3, que é povoada por versões vilanescas dos heróis da editora.
Essa versão do Ultraman acabou sendo eliminada durante a Crise das Infinitas Terras, mas acabou recebendo novas versões, aparecendo como o Superman da Terra-3 da fase Novos 52. Sim, os quadrinhos da DC são realmente uma confusão.
A versão mais recente do personagem se chama Kal Il, o último sobrevivente de Krypton que foi enviado para a Terra ainda bebê. Achado e criado por Jonathan e Martha Kent, cresceu com o nome de Clark.
As coisas começaram a mudar quando seus poderes apareceram com Clark ainda bastante jovem. Ele nunca tentou escondê-los de outras pessoas, sendo isolado pelas outras crianças.
Os Kent começam a explorar Clark, ensinando que ele deveria sempre obedecer e que pessoas que não fazem nada para a sociedade são "encostados". Depois de anos de manipulação, deixando-o dependente deles, esses pais tóxicos que ele era o último de sua raça.
Isso acaba fazendo com que Kal Il fosse embora de vez, se revoltando contra o mundo. Ele se revela a todos assassinando o presidente americano John F. Kennedy, se tornando uma espécie de ditador de Metropolis, adorado por alguns e odiado por outros. O personagem também apareceu como membro do Sindicato do Crime da América na animação Liga da Justiça: Crise em Duas Terras.
Ele tem praticamente os mesmos poderes que o Superman normal, mas em várias versões, ele se fortalece ficando exposto à kryptonita em vez de ao sol amarelo. Considerando a possibilidade de ele ser um clone de Kal-El nos cinemas, existe a chance de essa característica ser a única que chegará às telas.
Até o momento, a participação do Ultraman no filme do Homem de Aço ainda é apenas um rumor, mas se notarmos que todo rumor incorreto sobre o filme foi propriamente desmentido na hora pelo James Gunn, o silêncio do diretor pode significar que existe verdade nessas informações.
O grande porém do Ultraman
Por um lado, faz bastante sentido vermos uma versão mais sombria e maligna do Superman aparecer no filme para contrastar com o Homem de Aço, além de garantir um inimigo físico para garantir as cenas de ação. Se a ideia de James Gunn é mostrar que há espaço no mundo para heróis virtuosos como o último Filho de Krypton, faz sentido mostrar alguém que é o exato oposto disso para fazer essa contraposição. Só que há um enorme problema nesse possível roteiro.
Toda essa ideia de Lex Luthor fazer um clone mal-feito do Superman é algo que vimos há não muito tempo no cinema. Essa é exatamente a mesma trama de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça. No filme de Zack Snyder, o Lex de Jesse Eisenberg usa o DNA kryptoniano do Homem de Aço para criar um clone bizarro que nada mais é do que o Apocalypse.
Embora, na prática, as coisas sejam um pouco diferentes — o Ultraman seria um herói sem escrúpulos e não um monstro como o Apocalypse —, a premissa acaba sendo a mesma. E, por mais que Gunn queira usar essa artifício para destacar a necessidade de um super-herói bom moço em um mundo altamente sarcástico, as comparações com Batman vs Superman são inevitáveis. E, em um contexto em que o Snyderverso ainda tem uma legião de fãs que não está muito satisfeita com a mudança de ator e diretor, esse reciclagem de história pode se tornar uma dor de cabeça caso seja confirmada.
Superman tem previsão de estreia para o dia 10 de julho de 2025.
Fonte: Reddit