Publicidade

Jumpman | Você sabia que o Mario já teve outro nome?

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Março de 2023 às 11h30

Link copiado!

Reprodução/Nintendo
Reprodução/Nintendo
Mario Bros

Jumpman é um personagem originalmente criado pelo lendário Shigeru Miyamoto antes de ganhar o nome de Mario ou Super Mario. O "homem do salto" surgiu como o protagonista do game de arcade Donkey Kong, em 9 de julho de 1981, e ganhou essa apelido diferente por uma questão bem curiosa.

Jumpman era o personagem que enfrentava o gorila no topo da construção. Quando Donkey Kong sequestra a sua namorada, chamada de "a senhora" no jogo, começa a caçada por cenários criados com andaimes e escadas.

Continua após a publicidade

Por que o nome era Jumpman?

O nome Jumpman vem da habilidade do personagem de saltar (jump, em inglês) sobre barris de pólvora explosivos lançados por DK. Ele até podia pegar um martelo para se tornar invencível durante um tempo, mas esta era uma habilidade dispensável, diferentemente dos saltos, imprescindíveis para se concluir cada nível.

Na época do lançamento do arcade, a Nintendo queria homenagear o filme King Kong. O gorila, inclusive, tem um nome similar justamente para haver a associação direta entre as histórias.

Continua após a publicidade

Em razão disso, a empresa não planejava dar nome ao herói do game, porque o vilão era quem brilhava no momento, como já acontecia no filme clássico. Nem mesmo a mocinha recebeu um nome — no título seguinte, foi chamada Pauline.

Mas os jogadores precisavam saber como chamar aquele homem baixinho, com roupa azul, macacão vermelho, boné e bigode chamativo. Não demorou muito para os criadores inventarem uma nomenclatura para o herói.

Quando Jumpman perdeu seu nome?

Curiosamente, o nome Jumpman não foi a primeira opção da Nintendo. Em um Iwata Asks de 2010, Satoru Iwata (então presidente da Nintendo) conversou com Hiroshi Imanishi e Masayuki Uemura sobre os primeiros anos do Nintendo no Japão. Imanishi mencionou que Mario era chamado "Ossan" antes da criação do game DK.

Continua após a publicidade

Ossan é um termo japonês usado para designar homens de meia-idade, por volta dos 50 anos. O senhor de meia-idade seria um carpinteiro na história original, mas acabou virando encanador por causa do uniforme — que só foi criado daquela forma devido a limitações técnicas da época.

Miyamoto ainda teria chamado Ossan pelo apelido carinhoso Mr. Video durante todo o desenvolvimento do game. Foi somente quando houve o lançamento do fliperama de Donkey Kong que a companhia decidiu adotar o nome Jumpman, possivelmente inspirado pelo famoso Pac-Man, outro expoente dos arcades.

Com o sucesso do game, a Nintendo precisou lidar com algo inesperado: o protagonista caiu nas graças do público. Chamá-lo de Jumpman até fazia sentido nos Estados Unidos, mas como levar isso para outros locais? Além disso, não ficava bem para um personagem humano ser chamado dessa forma.

Continua após a publicidade

Miyamoto então achou que o personagem se parecia com um funcionário da Nintendo chamado Mario Segali. Foi aí que eles decidiram dar o nome ao herói já no título seguinte, Donkey Kong Jr., cujo sucesso ajudou a consolidar a imagem do encanador italiano.

Desde então, Jumpman (Mario) se tornou um ícone da cultura pop, símbolo da Nintendo e um dos personagens mais carismáticos de todos os tempos. E o mais importante: ele continua saltando por aí como sempre, ainda que tenha desenvolvido inúmeras outras habilidades ao longo dos anos.