Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saltburn | Conheça as polêmicas do provocante filme do Prime Video

Por| Editado por Durval Ramos | 28 de Novembro de 2023 às 18h25

Link copiado!

Divulgação/Amazon Prime Video
Divulgação/Amazon Prime Video

Saltburn, filme escrito e dirigido por Emerald Fennell (Bela Vingança), vem dando o que falar. Após um lançamento limitado nos cinemas, que rendeu ao longa uma ótima bilheteria, o título vem repercutindo nas redes sociais. Entre os principais motivos para o burburinho está a nudez explícita de algumas de suas cenas, além de momentos considerados polêmicos e perturbadores que recheiam a trama.

Às vésperas de chegar ao catálogo do Amazon Prime Video, as conversas em torno de Saltburn parecem estar só começando. A produção, que ganhará um lançamento global na plataforma, ainda não tem uma data oficial de lançamento, mas deve chegar em breve ao catálogo do streaming.

Continua após a publicidade

Estrelado por Barry Keoghan (Os Banshees de Inisherin), o título é ambientado na Inglaterra, no começo dos anos 2000, e segue os passos de Oliver, um garoto um tanto quanto misterioso que começa a frequentar a Universidade de Oxford. Pobre e vindo de um lar corroído por problemas mentais, Oliver é desprezado por outros colegas de universidade até conhecer Felix (Jacob Elordi), um jovem filho de pais milionários, que se compadece da história do garoto.

A aproximação dos dois jovens faz com que Felix convide Oliver para passar o verão em Saltburn, a excêntrica propriedade de sua família. O local, extremamente luxuoso, hedonista e repleto de personalidades curiosas, aumenta ainda mais a obsessão de Oliver pela vida do amigo, fazendo com que ela ganhe contornos cada vez mais perigosos e mortais.

Atenção! O texto traz spoilers do filme Saltburn.

As polêmicas envolvendo Saltburn

Mistura de sátira social com suspense psicológico, Saltburn foi bastante aclamado pela crítica no que diz respeito a sua fotografia e direção artística, mas gerou debate entre os especialistas e o público devido a algumas de suas cenas.

Uma das que mais repercutiram nas redes sociais – pelo seu caráter, digamos, incomum – acontece quando os personagens já estão na propriedade Saltburn e Oliver fica espiando o amigo tomar banho e se masturbar. Vidrado pelo que acabou de assistir, ele espera Felix terminar, se dirige até a banheira e lambe o esperma do jovem que está no ralo.

Continua após a publicidade

Bastante gráfica, a cena causou estranheza em muita gente, mas foi levada com leveza pelos protagonistas do longa. Em uma entrevista à Variety, Elordi fez uma brincadeira a respeito do sêmen cenográfico atribuído a ele, dizendo ter ficado “muito orgulhoso de ter Barry Keoghan bebendo tanto assim”. Keoghan, por sua vez, também fez graça da situação e continuou a piada. “Ele não me responde nem me liga. Isto é tão estranho. Ele está fingindo gostar de mim. É estranho, cara.”

Outras cenas que repercutiram bastante pelas redes sociais são aquelas em que Keoghan aparece semidespido ou nu no filme. Além de abaixar a calça várias vezes ao longo da história – chegando até mesmo a se “esfregar” no terreno de um cemitério em um desses momentos –, há um instante de nu frontal quando ele está em uma pista de dança.

Questionada sobre a necessidade do enquadramento, a diretora Emerald Fennel disse à People que, em suas obras, não trata a nudez com leviandade, sempre havendo algum tipo de intenção por trás dela. “Quando o tema é nudez, eu sou muito cuidadosa, creio eu. É muito importante para mim que a cena não soe gratuita, que sempre seja coerente”, explicou a diretora.

Continua após a publicidade

Além das cenas já citadas, outra sequência que não escapou do julgamento popular foi o encontro noturno de Oliver e Venetia, irmã de Felix, nos jardins da mansão. Após o estudante passar a exercer certa influência sobre a milionária, há uma cena em que ele faz sexo oral na jovem menstruada, cobrindo o seu rosto de sangue e manchando a camisola da garota.

De grande impacto, inclusive pela sensação de poder que passa, ela chocou parte do público. Mas, assim como outras cenas do longa-metragem defendidas pela diretora, ela parece não estar ali ao acaso, ajudando a construir a personalidade de Oliver e também suas intenções.

“Há momentos no filme em que a alegria, o horror e o encantamento é saber que você está indo para um lugar inexplicável. É nisso que Barry está interessado”, explicou Fennel à revista People.

Continua após a publicidade

Quem está em Saltburn?

Além de discutir temas como prazer, deslumbramento e obsessão, Saltburn ainda conta com um elenco de peso, que traz impacto à narrativa. Além de Barry Keoghan e Jacob Elordi (Priscilla), o filme ainda conta com Rosamund Pike (Garota Exemplar), como Lady Elspeth, a mãe de Felix; e Richard E. Grant (Loki) no papel de Sir James, seu pai.

Completam o time a atriz irlandesa Alison Oliver (Conversas Entre Amigos), que faz Venetia, a irmã do jovem milionário; Archie Madekwe (Midsommar), no papel de seu primo Farleigh, e ninguém menos do que Carey Mulligan (Educação), como Pamela, a amiga desamparada de Lady Elspeth.