Publicidade

Os Banshees de Inisherin | Conheça os personagens do filme indicado ao Oscar

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Janeiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Searchlight Pictures
Searchlight Pictures

Um dos destaques do Oscar 2023, Os Banshees de Inisherin chega aos cinemas nesta quinta-feira (02) com uma proposta um tanto curiosa: em uma ilha remota na costa da Irlanda, dois amigos se veem diante de um impasse. Isso porque, da noite para um dia, um deles simplesmente decidiu pôr um fim na amizade sem nenhuma grande razão aparente. E essa decisão é algo que impacta na vida de toda a vila.

É uma premissa incomum, mas também bastante banal — uma combinação poderosa que fez com que o longa fosse indicado a nove Oscar, incluindo o de Melhor Roteiro Original. Um atestado irrefutável do quanto essa história é interessante.

Continua após a publicidade

Mas não só isso: essa crônica do absurdo só funciona graças ao seu elenco. Não por acaso, todos os principais atores também estão concorrendo ao maior prêmio do cinema. Colin Farrell foi indicado a Melhor Ator, Kerry Condon concorre a Melhor Atriz Coadjuvante e a dupla Barry Keoghan e Brendan Gleeson disputar a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante.

E para ajudá-lo a entender a força dessa história e por que todos os nomes de Os Banshees de Inisherin chamaram a atenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, destacamos quem é quem no novo filme de Martin McDonagh.

Pádraic Súilleabháin (Colin Farrell)

Continua após a publicidade

Pádraic é o típico indivíduo simplório de um vilarejo. Vivendo em uma ilha em que não há muito o que fazer além de cuidar de suas vacas e ir para o bar beber, ele não só vê problema em manter essa rotina como vê esse repetir dos dias uma parte essencial de sua própria personalidade. A estabilidade que esse dia a dia comum representa é justamente o que o protagonista almeja para sua vidinha.

Por isso mesmo, ele é um chato. Sim, é dessa forma que os demais moradores de Inisherin enxergam o pobre Pádraic. Isso porque ele se esforça tanto para ser uma pessoa gentil e agradável que não consegue ser nada além de superficial e desinteressante — prova disso que ele é capaz de passar uma tarde inteira falando sobre a consistência das fezes de sua jumentinha.

É por essa razão que o término da amizade com Colm Doherty (Brendan Gleeson) é tão chocante para esse homem simples. Não apenas pelo fim da rotina e por perder seu amigo de bebedeira, mas por perceber que seus esforços para ser alguém legal são inúteis. Assim, ele se percebe extremamente solitário nesta ilha.

Continua após a publicidade

O diretor Martin McDonagh escolheu Farrell a dedo para viver Pádraic porque eles já haviam trabalhado juntos em Na Mira do Chefe, que também conta com a participação de Gleeson. Segundo o cineasta, essa familiaridade que ele tinha com os atores era justamente o que procurava para esses papéis para tornar essa história mais verdadeira.

Colm Doherty (Brendan Gleeson)

O ex-amigo de Pádraic é um velho músico que vive na ilha de Inisherin e que, depois de muitas tardes bebendo com o rapaz no único pub do vilarejo, decide que não quer mais aquilo para sua vida. A razão é simples: ele se deu conta de que seu antigo companheiro é um chato e que ele almeja algo maior para o tempo que lhe resta.

Continua após a publicidade

É claro que há razões maiores para essa mudança tão radical e que não são tão óbvias assim — e é o que dá uma força ainda mais interessante a esse roteiro. No entanto, o que realmente chama a atenção é que Colm está tão obstinado a seguir em frente e alcançar aquilo que propôs que está decidido a tomar algumas medidas drásticas.

Assim, quando Pádraic passa a insistir em recuperar a amizade perdida, o velho músico ameaça pôr um fim à sua paixão à música e à arte para deixar claro que está falando sério.

Siobhán Súilleabháin (Kerry Condon)

Continua após a publicidade

Em um local tão descolado da realidade quanto Inisherin, cabe a Siobhán ser aquela personagem que grita o óbvio na tela e luta desesperadamente por um pouco de normalidade. A irmã de Pádraic é uma mulher que vive isolada não só do mundo além da ilha, mas também do próprio vilarejo.

Ela vive na sina da mulher no início da década de 1920, fadada a cuidar da casa e de seu irmão, sem ter contato com outras pessoas — apesar de ser a mais lúcida de todos personagens do filme.

Por isso mesmo, é ela quem denuncia desde os primeiros momentos de Os Banshees de Inisherin o quanto a solidão é o grande tema por aqui. E é isso que faz com que ela queira alçar voos maiores, embora isso signifique abandonar seu irmão.

Assim como no caso dos demais atores, Martin McDonagh conta que escolheu Condon para o papel depois de já ter trabalhado com ela antes no teatro. “Ela, como Siobhán, carrega uma dor que não demonstra – essa necessidade, esse desejo que está dentro dela”, diz o diretor. “Alguma parte de sua alma não está sendo cuidada”.

Continua após a publicidade

Dominic Kearney (Barry Keoghan)

Toda cidade pequena tem o seu maluquinho — aquele morador um tanto quanto estranho que as pessoas evitam ao mesmo tempo em que olham com um pouco de pena. Em Os Banshees de Inisherin, esse papel coube a Dominic, filho do chefe de polícia, mas que chama a atenção mesmo por deixar evidente em seu psicológico as marcas do abuso na sua dificuldade de se socializar.

“Dominic carrega muito dessa tristeza e horror, como muitas crianças na Irlanda no século passado”, revela McDonagh ao descrever o relacionamento tóxico do personagem com seu pai. “Ele é meio que o melhor amigo de Pádraic, além de Colm, e provavelmente não é a centelha mais brilhante da ilha. Ou ele é? Devemos julgar as pessoas quando não conhecemos suas vidas interiores ou como elas realmente são?”.

Continua após a publicidade

Os Banshees de Inisherin estreia nos cinemas no dia 2 de fevereiro.