Publicidade

Robert Downey Jr. confirma qual Doutor Destino interpretará no MCU

Por  | 

Compartilhe:
Marvel Studios
Marvel Studios

Robert Downey Jr. está de volta ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), e, depois de seu anúncio bombástico na San Diego Comic-Con, muita gente ficou confusa sobre sua caracterização do Doutor Destino. Seria ele uma versão mais heróica, de quando Doom também foi chamado de Homem de Ferro? Ou o Tony Stark de outra Terra que já vestiu o manto do vilão? Ou seria mesmo o clássico tirano da Latvéria que se tornou o complexo antagonista dos dias atuais?

Pois bem, muitos dos leitores veteranos têm seus palpites, e, particularmente, aposto que ele será o anti-vilão que pode salvar o universo por conta de uma agenda própria; e que pode facilmente destilar sua faceta mais cruel se o seu lado narcisista e invejoso tomar conta de suas ações. 

Esse é o status atual do Victor Von Doom que conseguiu manter a realidade em pé nas últimas Guerras Secretas, de 2015; e que baniu os supervampiros da Terra recentemente quando os Vingadores tomaram uma tunda na saga Blood Hunt

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa caracterização de anti-vilão promete oscilar no ano que vem, no evento One World Under Doom, quando o Doutor Destino deve explorar os limites de seus novos poderes como Mago Supremo. Sim, o Doutor Estranho entregou o acesso a todos os tipos de magia do Universo Marvel em troca da ajuda de Doom na conclusão de Blood Hunt

LEIA MAIS:

Vale lembrar que Robert Downey Jr. deve estrear como Doutor Destino quando Fantastic Four: First Steps apresentar o Quarteto Fantástico no filme que estreia em julho de 2025, justamente na época que One World Under Doom estiver rolando — e, como sabemos, a Marvel não faz essas coisas por acaso, ainda mais no atual processo de retroalimentação transmídia que alinha a caracterização dos personagens nas revistas, games, filmes e séries.

Beleza, agora que resgatamos o que era mais provável, vamos para o que Downey Jr. disse.

Downey Jr. será o clássico Doom com uma carta na manga

Depois do fracasso em tentar promover o Kang do enrolado Jonathan Majors ao grande vilão da Saga do Multiverso, a Marvel Studios teve que adiantar a estreia e a ascensão de Doom. O personagem já era esperado em Avengers: Secret Wars, pois tem importância vital na trama dos eventos originais dos quadrinhos, só faltava mesmo o intérprete, que se revelou Downey Jr.

Continua após a publicidade

Segundo o ScreenRant, o ator deu mais detalhes sobre seu retorno ao MCU, que começou em conversas sobre isso há pouco mais de um ano. Os comentários dele também revelaram um fato interessante de bastidores: Feige foi um dos produtores-executivos dos títulos da Marvel na 20th Century Fox e cogitou escalar Downey Jr. no primeiro filme do Quarteto Fantástico desenvolvido no estúdio Fox Films, lançado em 2005 — lembrando que o papel acabou ficando nas mãos do canastrão Julian McMahon e o resultado foi uma versão patética do vilão.

Downey Jr. disse que ele interpretará Victor Von Doom, a versão clássica do vilão da Marvel Comics, nos dois próximos filmes dos Vingadores, Avengers: Doomsday, de 2026; e Avengers: Secret Wars, de 2027 — com isso, sua possível estreia em Fantastic Four: First Steps deve ser mesmo uma breve aparição.

O ator lembra que se empolgou ao ouvir de Feige: “Vamos acertar Victor Von Doom”, em uma clara referência aos erros de caracterização no passado — não vou nem passar a raiva de lembrar com detalhes aquela do último filme do Quarteto Fantástico.

Continua após a publicidade

As palavras de Downey Jr. também revelam uma certa provocação nesse convite, pois ele gosta de desafios e quer provar que tem recursos para assumir um papel tão importante sem ficar na sombra de seu próprio Homem de Ferro, que é a figura mais icônica do MCU.

E, ainda que a dupla não tenha comentado, há uma poderosa carta escondida na manga de Feige e Downey Jr.: estamos em plena Saga do Multiverso, então, esse Doutor Destino provavelmente virá de outra Terra, a mesma que aparentemente será ambientada no cenário retrofuturista com ares de 1960 em que o Quarteto Fantástico também estará.

Como já vimos diferentes atores interpretando o mesmo personagem, como o Homem-Aranha, isso explica bem a mesma carinha em dois personagens diferentes. E mais: abre a possibilidade de vermos o próprio Downey Jr. encenando uma luta entre o Doutor Destino e o Homem de Ferro, pois as Guerras Secretas envolvem variantes de outras Terras também no chamado Mundo Bélico, onde acontece a trama.

Continua após a publicidade

Já pensou? Isso é algo que, caso venha a acontecer, deve permanecer guardado a sete chaves entre Feige e Downey Jr. Afinal, seria mais um daqueles momentos bombásticos como os que vimos em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

Confira outras notícas do Canaltech: