Saiba por que Downey Jr. será o Doutor Destino no melhor momento possível
Por Claudio Yuge |
Depois da estreia de Deadpool e Wolverine, só se fala de uma coisa no universo da cultura pop: a revelação de que Robert Downey Jr. está de volta ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês). Só que, desta vez, ele está do lado oposto dos heróis. Sai o Homem de Ferro e entra o Doutor Destino na vida do ator. E isso não poderia acontecer em um melhor momento na trajetória daquele que pode ser considerado em 2025 o maior vilão da Casa das Ideias.
- Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
- Por que o Doutor Destino já substituiu o Homem de Ferro nas HQs?
- Escritor jura que nova HQ explica como será o Doutor Destino de Downey Jr.
- Nova HQ de Doutor Destino aumenta expectativa sobre sua chegada ao MCU
Já falamos em outras matérias sobre a trajetória do personagem desde sua criação, uma das peculiaridades do Doutor Destino é o fato de ele ter se tornado um personagem muito mais denso e complexo. Suas motivações mudaram completamente ao longo das décadas, e sua mente avançada aliada aos seus vastos recursos tornam suas intenções ainda mais perigosas, ambíguas e misteriosas atualmente.
Até mesmo sua orientação moral e a interação com o Universo Marvel passaram por momentos inéditos e distintos de tudo o que já tínhamos visto sobre Victor von Doom — veja bem, ele até mesmo tentou abraçar uma faceta heróica por completo após as Guerras Secretas de 2015.
Contudo, a Marvel precisa de um vilão tão rico de possibilidades como Doom. Thanos até ficou mais interessante nas HQs depois de sua participação no MCU, e Kang, assim como Galactus, passaram por fases que os colocaram em uma posição superior no nível hierárquico da Marvel.
A Marvel já vinha reposicionando Destino, com mais calma, justamente para alinhar seu novo estofamento com a estreia no MCU. Só que, com a saída de Kang, isso teve que ser acelerado. E, então, chegamos a esse contexto, em que Doom pode finalmente ser uma amálgama de seus melhores momentos e mostrar sua versão mais poderosa.
Marvel alinha evento com estreia de Downey Jr.
Uma aparição no MCU, mesmo que discreta, já é aguardada pelos fãs há muito tempo. Na série do Cavaleiro da Lua, há quem até tenha visto o castelo de Victor von Doom. E seria natural que a Latvéria surgisse, ao lado de Wakanda e Atlântida, como os principais locais secretos mais poderosos da Terra, em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.
Contudo, a impressão que dava, principalmente por conta do sumiço do Doutor Destino das grandes sagas da HQs nos últimos anos, é que a Marvel realmente estivesse reformulando e incorporando elementos ao personagem em conjunto com o desenvolvimento de sua caracterização no MCU.
A Casa das Ideias tem feito isso em um processo contínuo de retroalimentação criativa em suas mídias, e, em alguns casos mais recentes, temos visto a empresa realizar estreias no MCU já com suas propriedades completamente alinhadas. São os casos de Kang, Lobisomem na Noite, Blade, Kang, Galactus, e, agora, Doutor Destino.
E claro que essa sincronia nas versões de diferentes mídias muda constantemente, então, é um trabalho recorrente — ainda mais com talentos como o de Robert Downey Jr. agregando sua assinatura ao personagem.
Mas, de qualquer forma, assumir um personagem com uma versão que reúne o que ele apresentou de melhor ao longo de mais de seis décadas de histórias, deixa a produção inteira de sua adaptação mais confortável para realizar um bom trabalho.
E, assim, chegamos a 2025, o ano do Doutor Destino.
Doutor Destino será um supervilão de escala superior
Embora o Doutor Destino tenha mostrado momentos poderosos, Doom nunca é reconhecido de forma unânime como um supervilão da escala de Galactus ou Thanos, por exemplo. Vale lembrar que ele salvou toda a realidade em duas Guerras Secretas e tudo o que Destino pode fazer com seu conhecimento e recursos alcança um patamar de ameaça cósmica.
A caracterização que oscilava arquétipos clássicos de vilania, assim como suas constantes derrotas para os Vingadores e o Quarteto Fantástico, somadas com adaptações ridículas nas telonas e ao fato de ele aparentemente ser fundamental apenas nas Guerras Secretas têm ofuscado o verdadeiro brilho de Doom ao longo desse tempo todo.
Mas a Marvel quer mudar isso no ano que vem. Após a invasão vampírica que reposiciona Blade e todo o cantinho sobrenatural da Casa das Ideias no atual evento Blood Hunt, a editora anunciou recentemente na San Diego Comic Con que o Doutor Destino será o próximo grande vilão.
Atenção para spoilers de Blood Hunt!
Na conclusão de Blood Hunt #4, lançado recentemente, o Doutor Estranho procura a ajuda de Doutor Destino para virar o jogo favorável aos vampiros após a derrota dos Vingadores. E aí que Doom exige a Strange que entregue o título de Feiticeiro Supremo, em uma jogada inesperada que pode surpreender os invasores e expulsar os chupadores de sangue.
Estranho e Destino atuaram em conjunto para salvar o Universo nas Guerras Secretas de 2015, e Doom, que vem aprimorando ainda mais suas habilidades mágicas, têm reclamado o título de Feiticeiro Supremo com mais frequência nos últimos anos. Doom até se aprofundou mais no livro proibido Darkhold — sim, aquele mesmo da Feiticeira Escarlate.
Isso tudo, somado ao fato de que o Doutor Estranho foi facilmente enganado por Blade na traição que custou a derrota dos Vingadores e as portas arreganhadas para a invasão vampírica no início de Blood Hunt, vai levar o Feiticeiro Supremo a entregar o título — e o acesso a magias e feitiços inimagináveis — ao Doutor Destino.
E isso finalmente nos leva a One World Under Doom, evento que foi anunciado em um teaser na San Diego Comic Con. A imagem do teaser mostra Destino como Feiticeiro Supremo e heróis como Hulk, Homem de Ferro, Capitão América, Homem-Aranha, Wolverine, Ciclope, Pantera Negra, Feiticeira Escarlate, Tocha Humana, Coisa e mais, todos ajoelhados a seus pés.
A Marvel Comics publicará One World Under Doom em 2025, justamente quando a Marvel Studios lançará Fantastic Four: First Steps, filme em que todo mundo aguarda a estreia do Doutor Destino de Robert Downey Jr. — que seja apenas de relance. E, como você pode ver, não há momento melhor para o ator assumir o personagem, alçado no próximo ano ao posto de maior supervilão do Universo Marvel.