Publicidade

Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?

Por  | 

Compartilhe:
MArvel Comics
MArvel Comics

O Doutor Destino nem sempre esteve entre os vilões mais perigosos e inteligentes do Universo Marvel. No começo, nem dava para entender direito quais suas motivações e porque ele era um rival de Reed Richards, já que Victor von Doom sempre era derrotado e suas atitudes eram basicamente uma colagem de arquétipos de criminosos. Contudo, ao longo do tempo, tornou-se muito mais complexo e interessante — talvez seja exatamente por essa razão que Robert Downey Jr. escolheu interpretá-lo em seu retorno à Marvel Studios.

Doutor Destino apareceu pela primeira vez e, Fantastic Four #5, de 1962. Como dito acima, ele nem tinha muito estofo, entretanto, a própria rivalidade de Victor com Reed obrigou os roteiristas a explicar melhor sua história, motivações e poderes. Uma das primeiras alterações foi uma conexão aparentemente absurda com a magia oculta do Universo Marvel.

Victor passou a ser caracterizado como um ditador tirano no país fictício que ele comanda, a Latvéria, e suas origens remontam ao vilarejo Haasenstadt, onde o curandeiro cigano Werner von Doom engravidou Cynthia von Doom, que era chamada de bruxa pelos moradores locais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De tanto chamá-la de bruxa, Cynthia realmente trilhou o lado obscuro da magia quando recorreu ao diabão Mefisto para tentar obter poder com o intuito de proteger sua tribo. No processo, ela acabou morrendo quando Victor ainda era criança, evento que já traumatizou o rapaz logo cedo.

Para completar sua desgraçada fase infantil, Victor ainda perdeu seu pai depois que as autoridades latverianas caçaram seu pai por conta de seu fracasso na tentativa de salvar a esposa de um barão de um câncer terminal.

Ascensão e queda do jovem Victor

Após herdar os artefatos místicos de sua mãe, Victor passou a estudar as artes ocultas e também começou a se dedicar à ciência. O jovem rapaz revelou uma desenvoltura incomum no aprendizado de temas e disciplinas complexas, e essa virgindade toda construiu uma reputação internacional, a ponto de ele conseguir uma bolsa de estudos integral ao ser convidado para aprimorar seu conhecimento na Universidade Empire States, nos Estados Unidos.

Foi nessa instituição que Victor conheceu Ben Grimm e Reed Richards, que, inicialmente, eram amigos dele. Só que o encanto se desgastou com a crescente inveja do intelecto de Richards, que sempre era reconhecido como um aluno mais inteligente do que Victor. Isso piorou quando Richards passou a apresentar uma “vida perfeita”, com uma linda e inteligente namorada, Susan Storm.

Para completar mais uma fase de tragédia, Richards também cresceu em popularidade, deixando Victor sob sua sombra; e o líder do Quarteto Fantástico logo formou uma “família perfeita” com seu melhor amigo, Ben Grimm, e com sua namorada Susan e o irmão dela, Johnny Storm.

Continua após a publicidade

O nascimento de Doutor Destino

Além de invejoso, Victor sempre foi muito orgulhoso. E, embora seu projeto de dispositivo transdimensional fosse algo genial e inovador, havia uma falha na máquina construída para tentar contato com sua falecida mãe. Reed apontou esse problema, mas seu rival não deu o braço a torcer e se deu mal.

Victor descobriu que sua mãe estava aprisionada no Inferno sob controle de Mefisto pouco antes de a máquina explodir e deixar seu rosto completamente zoado. A partir daí nascia o Doutor Destino, mesmo sem um doutorado no currículo. Ele culpou Richards pelo incidente, e, em busca de uma cura para sua deformidade, acabou se enclausurando em uma armadura criada com a ajuda de montes tibetanos — sim, a galera da sala de roteiro brisou forte nessa parte.

Continua após a publicidade

Com o tempo, Destino se tornou o governante da Latvéria, que sofreu sua ira pelo fato de a população terem perseguido seus pais. E desde então, ele vem acumulando cada vez mais recursos e poderes.

Quais são os poderes do Doutor Destino?

Doom se tornou extremamente poderoso com seu intelecto superior, a tecnologia de sua armadura, suas infames estratégias para atuar até mesmo ao lado de heróis para obter alguma vantagem e seu conhecimento sobre feitiçaria. 

Embora não pareça, o Doutor Destino é mestre em artes marciais e chegou ao auge da condição humana. Ele pode manipular magia e emitir explosões e rajadas místicas, assim como campos de força e invocação de entidades.

Continua após a publicidade

Ele já dominou o teletransporte e as viagens interdimensionais, lembrando também que Destino é a única pessoa que consegue sobreviver ao ataque dos Beyonders, os principais responsáveis pelo fim da iteração de um como. Doom foi quem conseguiu energia nas Guerras Secretas de 1984 e nas de 2015.

Destino consegue viajar no tempo e até mesmo realizar transferência mental. Para completar, ele tem imunidade diplomática, portanto não pode ser preso e nem julgado por nenhum país estrangeiro.

O vilão tem em sua armadura uma sua composição os metais Vibranium, Adamantium e irídio, Doutor Destino possui Visão Noturna, Visão Trigonométrica, Visão Térmica, força, resistência e  velocidade sobre-humanas.

Como deve ser a versão de Robert Downey Jr.

Continua após a publicidade

Homem de Ferro e Doutor Destino têm muitas coisas em comum, pois ambos são futuristas e inventores, sempre com a mente anos à frente. Além disso, diferente de muitos outros personagens que possuem algum alter-ego ou faceta cotidiana, Tony Stark e Victor von Doom não possuem um refúgio emocional ou psicológico para fugir um pouco do stress.

Nas duas últimas décadas, Doutor Destino vem atuando muito mais como um aliado dos heróis do que exatamente um vilão. É claro que ele cobra um preço para fazer isso, sempre de olho em alguma vantagem ou manipulação de narrativas, contudo, faz tempo que Doom deixou de praticar vilanias por esporte.

E, nas últimas Guerras Secretas, de 2015, quando os Beyonders vieram prontos para destruir o universo, o Doutor Estranho admitiu que, no momento final, ao lado de Doutor Destino, que não tinha capacidade para absorver a energia de uma realidade inteira e lidar com tamanho poder. Não fosse Doom para inventar uma maneira de armazenar e canalizar esse fluxo, o universo estaria condenado. 

Continua após a publicidade

Acredito que essa versão mais manipuladora, estratégica e incrivelmente inteligente, orgulhosa e poderosa, é a que Downey Jr. vai interpretar — e é bom ficar de olho em sua caracterização, pois, assim como o ator mudou Tony Stark, é bem possível que ele também leve seu próprio sabor ao Doutor Destino.