Por que o Doutor Destino já substituiu o Homem de Ferro nas HQs?
Por Claudio Yuge |
Boa parte de quem conheceu o Homem de Ferro por causa da espetacular caracterização de Robert Downey Jr. no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) estranhou a revelação de que o ator vai agora ser outro personagem da Casa das Ideias no cinema, ainda mais por ele ter “mudado de lado” para encarnar um vilão.
- Doutor Destino agora tem sua própria equipe de X-Men na Marvel
- Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
- SDCC 2024 | Robert Downey Jr. será Dr. Destino em novo Vingadores
- Nova HQ de Doutor Destino aumenta expectativa sobre sua chegada ao MCU
Já os fãs que acompanham os quadrinhos há algum tempo não só gostaram da novidade como também associaram a uma fase que deixa tudo fazendo mais sentido. Isso porque os personagens têm tanto em comum que o Doutor Destino até mesmo já ficou na posição de Homem de Ferro durante a ausência de Tony Stark.
Vamos começar falando sobre semelhanças que já os tornam naturalmente parecidos. Victor von Doom e Tony Stark são homens de ciência e visão, ambos são futuristas e estão entre as mentes mais inteligentes do Universo Marvel. E, né, Homem de Ferro e Doutor Destino usam armaduras de alta tecnologia.
Doom e Stark também possuem muitos recursos. O primeiro é ricaço devido à sua posição de ditador e líder da nação fictícia Latvéria, que, embora pareça um lugar perdido no matagal no meio do século XVII, o local esconde grandes riquezas naturais e o misterioso castelo do vilão. Já o segundo possui uma empresa que abastece o planeta inteiro com armas e infraestrutura.
E como os dois também são orgulhosos e narcisistas, o choque entre ambos seria inevitável. E foi. A primeira grande luta aconteceu em Iron Man #149-150, de 1981. A trama aproveitou a peculiar maneira com que a Marvel Comics aproxima tecnologia e magia, como se ambas fossem extensões derivadas de ciência avançada. Na história, o Doutor Destino se alia à bruxa Morgana le Fay para ajudá-lo a derrotar o Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, enquanto o Homem de Ferro ficou do lado oposto para derrotar os vilões.
Doutor Destino tentou "se converter"
Um evento com a nomenclatura Guerras Secretas só pode existir em toda sua glória com a existência do Doutor Destino, porque ele foi uma peça fundamental nas duas mais importantes, em 1984 e 2015.
Entre os humanos, somente Victor von Doom tem o conhecimento para compreender, armazenar e manipular os segredos do universo e a carga energética de uma realidade inteira sem perder a consciência e própria integridade humana. Reed Richards até entende como as coisas funcionam, mas ele não tem recursos físicos e mentais para executar.
Doom se vale de um conhecimento superior baseado na combinação entre magia e ciência. E, depois de salvar o universo nas Guerras Secretas de 2015, ele moldou toda a realidade de acordo com sua própria visão distorcida de mundo ideal. Só que, no final, ele acabou derrotado pelos heróis, sob o comando de Richards, que, em um gesto de reconhecimento à importância de Doom, reconstruiu sua face deformada.
Assim, ele pôde sair zanzando por aí sem sua máscara pela primeira vez. E como o Quarteto Fantástico foi dissolvido para que Sue e Reed Richards ficassem “curando” o Multiverso com a ajuda de seus filhos, Doom retornou a um reconstruído Universo Marvel sem a presença de seu grande inimigo.
Destino não consegue ser herói
Então, em 2016, o evento Guerra Civil II exibiu uma luta ideológica entre o Homem de Ferro e a Capitã Marvel, e, como resultado, Stark ficou em coma depois de vencer o confronto intelectual e perder no campo de batalha. E foi aí que Doom assumiu a posição de Stark, em uma jornada de autodescoberta para se tornar um verdadeiro herói.
Contudo, sua jornada teve um final trágico, levando-o de volta às suas raízes como um supervilão. Sua queda como Homem de Ferro aconteceu durante a luta contra o Capuz, em uma batalha que deixou seu rosto mais uma vez marcado após ser queimado pelas garras demoníacas do oponente.
Após a recuperação de Stark, Doom se manteve recluso na Latvéria, que se envolveu em uma guerra civil em sua ausência do trono. A partir daí, ele voltou a ser um ditador ao encerrar esse conflito, e, mais uma vez, passou a enfrentar os heróis da Marvel, justamente quando o Quarteto Fantástico retornou.
Ainda não dá para saber se Downey Jr. manterá alguma conexão entre as personalidades do Homem de Ferro e do Doutor Destino, exibindo semelhanças entre outros. Ou se ele, de repente, até venha a se tornar uma outra forma de Stark, o que é bem improvável. Contudo, sua escalação para o papel, como podem perceber, não é assim algo tão absurdo quanto possa parecer inicialmente.