Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Resistência | Conheça a incrível ficção-científica do diretor de Rogue One

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Setembro de 2023 às 18h05

Link copiado!

Reprodução/20th Century Studios
Reprodução/20th Century Studios

Filmes de ficção-científica originais se tornaram coisa rara em Hollywood, por isso Resistência, novo filme do diretor Gareth Edwards, chama atenção. A produção do diretor de Rogue One trata sobre assuntos como inteligência artificial, algo tão em alta nos dias de hoje, a partir de um mundo repleto de particularidades e um visual bastante impressionante.

Com uma história criada por Edwards, que também dirigiu Rogue One e Godzilla, Resistência traz um elenco internacional, com uma trama de ação que mistura ficção com críticas sociais, filmado em oito países diferentes e com técnicas bastante interessantes em sua pós-produção. Uma aposta alta em um longa que pode ser uma das grandes surpresas de 2023.

Qual é a história de Resistência?

Continua após a publicidade

Resistência conta a história de um mundo em que a inteligência artificial faz parte do dia a dia da humanidade. Robôs atuam como médicos, policiais e outras forças de trabalho, lado a lado com humanos. Quando um desses robôs acaba explodindo uma bomba atômica em Los Angeles, toda IA é banida do Ocidente, mas prossegue em desenvolvimento em países asiáticos.

É nesse mundo que vive Joshua, interpretado pelo ator John David Washington (Tenet). Joshua é um ex-agente de forças especiais que, após o desaparecimento de sua esposa, uma simpatizante da causa dos robôs, é recrutado para capturar um cientista que desenvolveu uma arma misteriosa capaz de acabar com a guerra e com a humanidade.

Ao chegar até o território tomado pela inteligência artificial, Joshua descobre que a tal arma nada mais é do que um robô em forma de criança, levantando questões morais no ex-soldado.

Qual é o elenco de Resistência?

Além de John David Washington, o elenco de Resistência é bastante diverso, contando com nomes como Gemma Chan (Eternos), Ken Watanabe (Godzilla: O Rei dos Monstros), Allison Janney (West Wing) e Madeleine Yuna Voyles, em seu primeiro papel no cinema, interpretando Alphie, a criança no centro de toda a história.

Continua após a publicidade

Resistência ainda conta com um elenco de apoio que traz pessoas locais dos países onde o filme foi filmado. O diretor comentou que quando estavam gravando cenas no Nepal, várias das crianças de uma vila próxima onde o filme estava sendo filmado quiseram participar, até mesmo raspando suas cabeças.

Um novo mundo a ser explorado

Resistência foi gravado de um jeito bastante peculiar, com vários dos designs de veículos, robôs e cenários sendo incluídos no filme após a sua gravação. Esse é um método inverso ao que normalmente é feito, com esse tipo de efeito pronto antes mesmo de uma cena ser gravada.

Continua após a publicidade

Isso permitiu que Edwards e sua equipe gravassem o que pudessem em locações reais, em países como Nepal, Tailândia, Japão, Indonésia, Camboja e Vietnã, e apenas na pós-produção, apresentar as cenas para que os artistas incluíssem os efeitos apenas no que eles podiam ver.

Isso acabou por tornar a produção mais enxuta, já que artistas de efeitos especiais geralmente precisam criar todo o cenário para incluí-los nas cenas. Desse jeito, eles precisavam se preocupar apenas com aquilo que já estava editado.

A criação desse mundo teve inspiração vários filmes de ficção-científica e até mesmo animes. O diretor disse em entrevista coletiva sobre o filme que, na hora de criar os tanques, a equipe pensou "Será que a Bandai lançaria isso como um kit para montar?", chegando a fazer montagens com uma embalagem para saber se tudo estava legal o suficiente.

Continua após a publicidade

Isso não significa que o diretor estaria disposto a voltar para uma sequência. "Resistência é uma história fechada. Eu gosto de finais. Gosto quando uma história tem começo, meio e fim. Eu amei criar esse mundo, mas não sei se voltaria para ele."

Resistência estreia nos cinemas brasileiros no dia 28 de setembro.