Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Overman | O que já sabemos sobre o primeiro filme de super-herói brasileiro?

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Agosto de 2023 às 14h05

Link copiado!

Felipe Chueng
Felipe Chueng

Baseado nas tirinhas da famosa quadrinista Laerte, o super-herói Overman ganhará uma adaptação homônima para os cinemas em breve. O longa, que tem direção de Thomás Portella (La Situación) e produção da Midgal Filmes, já começou a ser gravado no Rio de Janeiro, e a primeira imagem traz o ator Caco Ciocler caracterizado com as roupas do personagem.

Vale lembrar que, embora Overman seja o primeiro filme de super-herói brasileiro, ele não se assemelha em nada aos personagens da Marvel e pela DC, já que tem uma vida muito mais ordinária do que se pode imaginar. Na trama, ele é um desempregado e propenso a vícios que está sem propósito de vida. Seu destino só muda quando recebe uma proposta do Governador (Otávio Muller) para trabalhar na Secretaria de Segurança Pública.

Continua após a publicidade

Chegando no novo emprego, o herói começa a trabalhar com Pâmela (Karina Ramil), a Mulher Cachorro e heroína que logo se sobressai no serviço e passa a ganhar reconhecimento do chefe e de todos os colegas de trabalho. Acontece que isso fere a masculinidade frágil e tóxica do Overman e, enquanto ele se desdobra para defender a cidade, também tem que encontrar uma maneira de cuidar do seu ego ferido.

Como se já não bastassem tais problemas, Overman ainda se mete em mais uma confusão: descobre segredos obscuros do Governador e precisa decidir o que fazer com eles.

Neurótico, vulnerável, inseguro e se sentindo perseguido, o personagem de Laerte é cômico e divertido e expõe de maneira leve todas as problemáticas da masculinidade tóxica.

De acordo com Iafa Britz, produtora responsável pelo longa, a escolha de Caco para o papel foi na contramão do que era esperado e, justamente, por isso está dando um resultado tão agradável em cena.

Continua após a publicidade
“O Overman, esse anti-herói que a Laerte construiu e que o Tomás está lapidando e revisitando, expõe todas as fragilidades do personagem com muito humor e ironia. A escolha pelo Caco não é óbvia, a princípio, pois ele é um homem no avesso, sensível e consciente do seu papel político. Essa dicotomia traz um olhar interessante para a construção da cena, que já é provocativa pelo próprio texto genial. “

Além disso, ela ainda comentou sobre como o filme celebra a trajetória da Laerte, cartunista tão admirada no meio artístico.

“O filme mistura humor ácido, clichês, cores, efeitos. Celebramos a trajetória grandiosa da Laerte, essa cartunista que traz sempre contrapontos do que está acomodado. Traz reflexões sobre gente. É deste lugar, de quebra de zona de conforto, de crítica com entretenimento, que queremos fazer”.
Continua após a publicidade

Overman nos quadrinhos

Criado em 1988, Overman ficou conhecido pelas tirinhas que eram publicadas no jornal Folha de São Paulo. O intuito de Laerte era fazer uma sátira aos super-heróis tradicionais e construir uma narrativa cômica sobre o egocentrismo, vaidade e masculinidade frágil dos homens.

O personagem foi pensado como um deboche direto ao Superman e, assim, como o herói jornalista, também usa capa, roupas coladas, tem o poder de voar e se guia sobre a dualidade entre o bem e o mal.

A grande diferença entre os dois fica por conta da máscara, já que Overman nunca a tira, pois não tem uma identidade secreta. Assim que termina de salvar a cidade do crime, ele volta a sua vidinha medíocre de sempre. Vale ressaltar que para, construir o protagonista, a cartunista optou por abusar do exagero, extrapolando os limites da normalidade. Confira abaixo uma adaptação em forma de animação.

Continua após a publicidade

Além dele, outro personagem aparecerá em cena. Trata-se de Ésquilo, o ajudante de Overman com quem ele divide uma pensão decadente. No filme, ele será vivido por Victor Lamoglia, ator que tem em seu currículo a série Ninguém Está Olhandoe os filmes de comédia Socorro, Virei Uma Garota! e Como Hackear Seu Chefe.

Completam o time também Karina Ramil, Raphael Logam, Marina Provenzzano, Maria Lucas, Caio Riscado, Isabele Riccart e Saulo Arcoverde.

O que esperar da adaptação de Overman?

Continua após a publicidade

Quem for assistir a Overman no cinema pode esperar uma obra divertida que atualiza o texto, mas continua mantendo a essência do personagem. Esse, inclusive, é o grande desafio da adaptação, como grante o diretor Tomás Portella.

“Temos um personagem dos anos 1990 e precisamos atualizar o discurso e o humor para os tempos atuais. E, para transformar uma tirinha em um longa-metragem, é preciso dar uma tridimensionalidade para os personagens e ter uma coerência afetiva nas histórias. As tirinhas por si só são um recorte, mas, neste projeto, temos o objetivo de desenvolver o filme e deixá-lo crescer de maneira fluida, sem transformá-lo em esquetes”.

Vale lembrar que Overman ainda não tem data de estreia confirmada, mas será lançado nos cinemas de todo Brasil.