Oppenheimer | Por que Christopher Nolan "explodiu" a própria filha no filme?
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

O diretor Christopher Nolan (A Origem) prestou uma estranha e incomum homenagem à sua filha em Oppenheimer. O cineasta escalou a jovem Flora Nolan, de apenas 22 anos, para ser uma das vítimas da bomba atômica construída pelo personagem de Cillian Murphy no longa. E a explicação dada para isso não é menos estranha.
- Lançamentos do cinema em julho de 2023
- Barbenheimer: como a rivalidade entre Barbie e Oppenheimer virou meme
Em entrevista ao jornal The Telegraph, Nolan revelou que a ideia veio a partir da discussão levantada pelo filme. Segundo ele, toda a tensão da trama gira em torno de alguém que está criando a arma definitiva de destruição, algo capaz de acabar com tudo tudo e todos à sua volta, incluindo todos aqueles com quem você se importa. Assim, ele conta que quis expressar essa ideia da maneira mais forte possível.
E é claro que a decisão causou um pouco de desconforto, já que transformar sua filha em uma vítima de uma das mais cruéis armas da humanidade não é exatamente a demonstração de amor que a gente espera de um pai. Ainda assim, o diretor disse que tomou a decisão não foi premeditada, mas uma obra do acaso. “Sinceramente, eu tento não analisar minhas próprias intenções”, disse.
O cineasta lembra que a escalação aconteceu quando Flora visitou os sets de filmagem de Oppenheimer junto com a mãe, Emma Thomas — que também é produtora do filme. Foi quando Nolan decidiu chamar a filha para um papel que ainda estava vago: o dessa vítima que mostra de forma um tanto quanto gráfica os horrores da bomba atômica.
Como é a cena da filha de Christopher Nolan em Oppenheimer?
O papel de Flora Nolan em Oppenheimer é bem pequeno, contrastando com a repercussão da ideia de seu pai. Ela vive esse jovem que nem tem um nome e que aparece durante um devaneio de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy).
O protagonista imagina os efeitos práticos da arma que está criando e imagina algumas vítimas. E é aí que aparece a jovem tendo parte do seu rosto desfigurado por causa da explosão nuclear — um momento breve, mas visualmente chocante.
Dirigido pelo pai do ano, Christopher Nolan, Oppenheimer chega aos cinemas no dia 20 de julho e traz Cillian Murphy (Peaky Blinders), Emily Blunt (Um Lugar Silencioso), Matt Damon (Perdido em Marte), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) e Florence Pugh (Viúva Negra) no elenco.