Publicidade

Os 10 melhores filmes de tubarão de todos os tempos

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Agosto de 2023 às 21h05

Link copiado!

Reprodução/Sony Pictures, Universal Pictures, Warner Bros
Reprodução/Sony Pictures, Universal Pictures, Warner Bros

O medo que as pessoas têm de tubarões faz desses animais um dos mais fascinantes da natureza. Praticamente sinônimo de terror nos mares, os tubarões se tornaram peças fundamentais de várias produções do cinema, explorando essa relação de respeito e pavor que a humanidade tem com eles.

Se, na realidade, o número de vítimas de ataques é pequeno, nos cinemas, eles são responsáveis por verdadeiros massacres marítimos. Entender quais são os melhores filmes de tubarão, no meio de uma infinidade de produções, pode ser difícil, mas existem alguns longas que merecem ser lembrados até hoje.

Os melhores filmes de tubarão passam por clássicos do cinema, super produções ou longas independentes, muitas vezes feitos com o troco do mercado do mês. Essa variedade consegue entregar exatamente aquilo que todos temem: tubarões em seu habitat natural fazendo o que sabem fazer de melhor: destroçar tudo o que veem pela frente.

Continua após a publicidade

10. Assassino dos Mares

Uma produção britânica-mexicana em uma mistura tão mágica quanto a do Brasil com o Egito, Assassino dos Mares foi lançado em 1977, após a chegada de outro filme de tubarão bastante conhecido. O longa conta a história de uma cidade costeira que é vítima de ataques de um tubarão tigre.

Gravado em Cancún, o filme teve dois cortes distintos, levando em consideração a censura mexicana: uma versão para o mercado local, mais branda, e outra sem cortes, cheia de nudez, que foi enviada para mercados internacionais.

Continua após a publicidade

Assassino dos Mares ganhou fãs ao longo dos anos, se tornando uma produção cult, com direito a Quentin Tarantino exibindo uma cópia pessoal dele no Festival de Cinema de Morelia, em 2015.

9. Procurando Nemo

Tecnicamente, Procurando Nemo não é um filme de tubarão, mas os animais também não saem matando todo mundo pelas praias e nós aceitamos isso de qualquer forma, então confiem na escolha. Produzido pela Pixar, Procurando Nemo é a história de um pai em busca de seu filho até as profundezas do oceano.

Continua após a publicidade

Os tubarões entram em cena quando Marlin, pai do pequeno Nemo, encontra três tubarões que simplesmente decidiram não comer mais peixes, vivendo uma vida como vegetarianos. Isso não demora para mudar, já que ao sentirem sangue por perto, perdem completamente o controle e saem em busca de comida. Um filme divertido, com uma versão um pouco diferente dos animais, mas ainda muito válida.

Procurando Nemo está disponível para streaming na Disney+.

8. O Espanta Tubarões

Continua após a publicidade

Seguindo no embalo de animações, O Espanta Tubarões é um desenho que colocou Will Smith (King Richard: Criando Campeãs) e Angelina Jolie (Eternos) em versões suas como peixes, o que é bastante esquisito. O filme conta a história de Oscar, um peixe que mente ao falar que matou o filho de um chefe da máfia dos tubarões.

A realidade é que o tubarão é pacífico e queria fugir da sua família de criminosos, mas logo Oscar começa a ser caçado pela máfia. O filme tem Jack Black (Super Mario Bros: O Filme) como o tubarão bonzinho, mas ganha muitos pontos por colocar Robert De Niro (O Poderoso Chefão: Parte 2) como o chefe dos tubarões e Michael Imperioli (Família Soprano) como seu filho mais velho.

O Espanta Tubarões está disponível para streaming na Oi Play, e para locação e venda na Claro Vídeo e Amazon.

7. Perigo em Alto Mar

Continua após a publicidade

Perigo em Alto Mar é um filme baseado em fatos reais, contando a história de um grupo de amigos que, ao saírem de férias pelo mar, acabam sofrendo um naufrágio. Vendo uma ilha próxima, eles tentam nadar para se salvar, mas um tubarão branco na região deixa tudo mais arriscado.

Perigo em Alto Mar foi bastante elogiado pelo seu tom realista, utilizando cenas reais de tubarões para aumentar a tensão das cenas. Apesar de não ser tão conhecido, o filme ganhou mais fãs desde o seu lançamento, tornando-se uma produção que chegou a receber sequências — essas não tão boas assim.

6. Águas Rasas

Continua após a publicidade

Estrelado por Blake Lively (Gossip Girl), Águas Rasas conta a história de uma estudante americana que viaja para o México após perder a sua mãe. Enquanto ela busca se reencontrar, surfando em uma praia paradisíaca, quando é atacada por um tubarão branco.

Como desgraça pouca é bobagem, a sua prancha é destruída e ela machuca a perna. Felizmente, a jovem consegue se salvar em uma rocha mais alta, mas a subida da maré cria uma contagem regressiva para a desgraça. Do jeito que a gente gosta!

Águas Rasas está disponível para streaming na Netflix e para locação e venda na Amazon, Microsoft Store e Apple TV.

Continua após a publicidade

5. Megatubarão

Megatubarão é o tipo de filme que abraça a galhofa, apresentando uma situação absurda, que só pode ser resolvida com as ideias mais esdrúxulas possíveis. No longa, uma equipe de exploradores se depara com o ressurgimento de um megaladonte, um antepassado pré-histórico do tubarão.

Medindo mais de 20 metros de comprimento, o bicho sai pelos mares, causando o terror em todo mundo. Resta a um mergulhador profissional, vivido por Jason Statham (Velozes e Furiosos 10), para liderar a equipe que vai tentar parar o megatubarão.

Continua após a publicidade

Megatubarão está disponível para streaming na Amazon Prime Video e HBO Max, e para locação e venda na Amazon, Google Play Store e Apple TV.

4. Do Fundo do Mar

Mais um filme que mistura tubarões, ficção-científica e coisas ridículas, Do Fundo do Mar conta a história de uma base de pesquisas no meio do oceano. Cientistas estudam tubarões anequim, visando utilizá-los em experimentos para buscar a cura do Mal de Alzheimer.

Continua após a publicidade

Por conta desses experimentos, os tubarões acabam ficando mais inteligentes e maiores, planejando uma rebelião contra os cientistas e cuidadores do lugar. Sim, um motim de tubarões, pois o cinema foi criado para contar esse tipo de histórias maravilhosas. O filme ainda conta com a presença marcante de Samuel L. Jackson (Invasão Secreta), com um dos melhores discursos que já deu em sua carreira.

Fora que Do Fundo do Mar pode ser considerado um dos melhores filmes de tubarão por conta de uma cena de morte que certamente entrou para a história. O longa está disponível para streaming na HBO Max, e para locação e venda na Apple TV.

3. Sharknado

Continua após a publicidade

Existe abraçar a galhofa com tubarões e existe Sharknado. O filme, lançado originalmente na TV, mas que acabou tendo sessões no cinema nos EUA, é um longa absolutamente ridículo sobre um fenômeno da natureza que acaba formando um tornado em Los Angeles, que joga tubarões no meio da cidade.

É tudo feito com baixo orçamento, com um elenco pescado de séries do passado ou reality shows de gosto duvidoso, mas que por ser tão ridículo, se torna marcante. A produção de Sharknado, do canal americano SyFy, acabou abrindo a porteira para vários outros filmes com tubarões, mas desses nós não vamos falar porque são vergonhosos — mas ainda incríveis do seu jeitinho.

Sharknado está disponível para streaming na Amazon Prime Video.

2. Mar Aberto

Baseado em fatos reais, Mar Aberto conta a história de um casal que sai de férias e resolve fazer um mergulho autônomo. Quando estavam submersos, o barco que os levou até o meio do mar vai embora e eles ficam sozinhos.

Como se isso já não fosse desesperador por si só, a região é cheia de tubarões, que começam a se aproximar. O filme é extremamente tenso, criando uma situação que acaba envolvendo o espectador de uma forma que consegue mexer com o psicológico de qualquer um.

Mar Aberto está disponível para streaming na Amazon Prime Video e HBO Max, e para locação e venda na Google Play Store e Apple TV.

1. Tubarão

Não existe outra forma de encerrar a lista dos melhores filmes de tubarão sem falar do clássico dirigido por Steven Spielberg. Tubarão é tão importante para a história do cinema que vai além do seu gênero de “filme de monstros”, praticamente criando os chamados blockbusters em Hollywood.

Baseado no livro de Peter Benchley, Tubarão conta a história de uma cidade chamada Amity Island. O local começa a ser atacado por um enorme tubarão branco, capaz de engolir barcos e atacar banhistas. O chefe de polícia local se alia a um biólogo marinho e um caçador de tubarões para tentar derrotar o animal.

Um filme incrível, que marcou a carreira de Spielberg e tem um dos melhores trabalhos do compositor John Williams, com um tema que se tornou um dos mais conhecidos de todos os tempos.

Tubarão está disponível para streaming na Amazon Prime Video e Globoplay, e para locação e venda na Amazon, Claro Vídeo Store, Google Play Store e Apple TV.