Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

8 filmes com animais assassinos

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Abril de 2023 às 17h15

Link copiado!

TAFT Entertainment, Universal Pictures, Sony Pictures
TAFT Entertainment, Universal Pictures, Sony Pictures

Filmes com animais assassinos sempre fizeram muito sucesso, mas ultimamente estiveram esquecidos e com poucos representantes do gênero. Em seu ápice, durante décadas vimos histórias de terror ou suspense em que o inimigo não era um monstro ou uma criatura sobrenatural, mas um simples animal enlouquecido fazendo a vida de um grupo de pessoas um inferno.

Seja por causa de uma mutação causada por lixo radioativo ou simplesmente porque a natureza decidiu dar o troco na humanidade, a verdade é que essa temática sempre foi muito comum e foi importante, inclusive, para construir alguns grandes clássicos. Mais do que isso, são longas que ajudaram a criar todo um imaginário sobre essas feras.

Nesse sentido, temos desde a morte que se esconde no fundo de mares e lagos até a transformação de animais de estimação em seres assassinos. Pensando nisso, o Canaltech listou 8 dos melhores filmes com animais assassinos para você assistir.

Continua após a publicidade

8. Piranha

Piranha é um peixe voraz, já dizia a canção. Contudo, é no clássico filme de 1978 que esse pequeno demônio das águas mostrou sua verdadeira forma e sede de sangue.

O longa é quase uma paródia de Tubarão, repetindo a fórmula apresentada por Steven Spielberg três anos antes e adicionando elementos fantásticos e até um pouco de humor bastante questionável. Basta ver o pôster para ter uma noção

Ainda assim, a ideia de piranhas geneticamente modificadas que são soltas na natureza e passam a devorar tudo o que encontram pelo caminho é o tipo de coisa que aterrorizou uma geração.

Piranha está disponível no MGM.

7. Orca: A Baleia Assassina

Continua após a publicidade

Para muita gente, a imagem clássica da orca é do animal fofinho e amigo de Free Willy. Contudo, antes do cetáceo saltar sobre uma criança, ele era visto como um animal impiedoso, tudo graças ao famigerado Orca: A Baleia Assassina.

Lançado em 1977, o filme também é um derivado do sucesso de Tubarão, mas que traz um roteiro ainda mais assustador. Ao contrário do monstro de Spielberg, que era apenas uma máquina de matar, a Orca trazia uma criatura inteligente que inicia uma matança em busca de vingança.

Sim, a história toda gira em torno da tripulação de um barco que matou sem querer uma orca fêmea e que passa a ser perseguida pelo macho. Uma espécie de John Wick dos mares, o animal deixa um rastro de destruição e morte até fazer com que todos paguem pelos seus crimes.

Continua após a publicidade

Orca: A Baleia Assassina está disponível no Oldflix.

6. Cujo

Outro animal cuja imagem era medonha antes de ser infantilizada foi o cachorro da raça São Bernardo. Antes de ser o simpático Beethoven, ele traumatizou muita gente com o terrível Cujo. O longa adapta um dos livros mais populares do mestre do terror Stephen King e traz a história desse cão que, após ser mordido por um morcego e contrair raiva, se transforma em uma máquina de matar.

Continua após a publicidade

Assim, o cãozinho que era a alegria da vizinhança passa a espalhar o terror ao perseguir e estraçalhar adultos e crianças que cruzarem seu caminho.

Cujo está disponível no Looke e na Netmovies.

5. Anaconda

Continua após a publicidade

Um dos maiores clássicos do gênero animal assassino, Anaconda também é responsável por muita gente acreditar que as sucuris são criaturas sorrateiras. Na realidade, o animal típico do Brasil é apenas uma cobra gigante que se mexe pouco e grava novela — mas o cinema fez um belíssimo trabalho ao transformá-la em um monstro.

O filme de 1997 traz um grupo de cinegrafistas — liderado por ninguém menos do que Jennifer Lopez — que vai ao coração da floresta amazônica para fazer um documentário sobre uma tribo indígena, mas acabam cruzando o caminho dessa cobra gigantesca e com um apetite insaciável.

Anaconda está disponível na HBO Max e Universal+.

4. Alligator: O Jacaré Gigante

Continua após a publicidade

Os crocodilos são animais bastante presentes no imaginário americano, seja pelo fato de eles serem realmente uma ameaça em algumas regiões do país ou pela existência de algumas lendas urbanas envolvendo essas feras. E, com o sucesso de Tubarão, era óbvio que alguém ia dar um jeito de transformar esses quase-dinossauros em astros de histórias de terror.

Das várias produções que têm jacarés como ameaças assassinas, porém, nenhuma é mais emblemática do que Alligator: O Jacaré Gigante. Apesar do título nacional ser terrível, o longa de 1980 sintetiza muito bem toda a mística em torno dessas criaturas.

A partir da velha lenda de que existem crocodilos nos esgotos de Nova York, vemos o animal gigante deixando as galerias subterrâneas da cidade para se tornar um devorador de gente. E por mais que pareça absurdo, a cena do animal surgindo na piscina de uma casa e devorando crianças traumatizou toda uma geração que sempre checa duas vezes antes de dar um mergulho.

Continua após a publicidade

3. Aracnofobia

Outro animal favorito do cinema de horror são as aranhas. A razão é simples: mesmo sem precisar de qualquer artifício narrativo, como mutação genética e lixo radioativo, elas já são assustadoras e mortais o suficiente. E Aracnofobia deixa bem claro o porquê disso.

A trama explora uma série de mortes misteriosas em uma pequena cidade no interior da Califórnia. E, à medida que um médico que acabou de chegar ao local investiga esses óbitos, ele percebe que toda a comunidade foi tomada por essas assassinas quase invisíveis.

Continua após a publicidade

Sem qualquer exagero, é um filme que faz muito jus ao título.

2. Os Pássaros

Um dos maiores clássicos do cinema, Os Pássaros mostra que até uma premissa aparentemente ingênua se transforma em algo grandioso na mão de um gênio como Alfred Hitchcock. O suspense de 1963 traz os moradores de uma pequena cidade sendo atacados sem explicação por pássaros. Assim, acompanhamos todo o terror de quem tenta entender e sobreviver a essa ameaça que vem dos céus.

O mais curioso é que o filme é baseado em uma história real que o cineasta havia ouvido falar poucos anos antes. Em 1961, uma comunidade litorânea da Califórnia viveu um pesadelo depois de ser atacada por gaivotas e outras aves marinhas, que passaram a se jogar contra casas e carros — além de vomitarem em tudo — depois de comerem algas tóxicas. E o pitoresco vira obra-prima na mão de um dos mestres do cinema.

Continua após a publicidade

Os Pássaros está disponível no Telecine.

1. Tubarão

Mas não há como falar de animais assassinos do cinema sem citar o maior de todos eles: Tubarão. O filme dirigido por Steven Spielberg é considerado o primeiro grande blockbuster de Hollywood e influenciou não só um gênero, mas os próprios rumos da linguagem cinematográfica.

Continua após a publicidade

Com uma trilha sonora marcante e um estilo de filmagem que transformava o animal em um monstro clássico, o diretor foi o responsável pela construção da imagem desse demônio dos mares no imaginário popular de modo que, mesmo quase 50 anos depois, ainda temos filmes de tubarão chegando às telas e semanas dedicadas a ele em canais de documentário.

A coisa se tornou tão grande que o próprio Spielberg disse ter se arrependido de colocar esse estigma no pobre peixe.

Tubarão está disponível no Telecine e no Prime Video.