Gran Turismo | Conheça a história real por trás do filme
Por André Mello • Editado por Jones Oliveira |
Gran Turismo: De Jogador a Corredor, filme da Sony inspirado no jogo de PlayStation do mesmo nome, chega aos cinemas em agosto com a ideia de não adaptar completamente o game, mas sim uma história que aconteceu por causa dele. Baseado em fatos reais, o longa na verdade gira em torno de um jovem que, por causa de sua habilidade em GT, teve a oportunidade de se tornar um piloto de verdade.
- Gran Turismo │ O que esperar do filme baseado no game do PlayStation
- Os 15 melhores filmes baseados em jogos
Quando a Sony anunciou a adaptação de Gran Turismo para o cinema, muitos se perguntaram exatamente qual seria a história do filme, já que o game não traz nenhum tipo de trama que possa ser adaptada. Logo surgiram informações de que o longa usaria o título do jogo, mas seria sobre a vida de Jann Mardenborough, servindo como um filme de videogame e de automobilismo.
Quem é Jann Marderborough?
Interpretado no filme por Archie Madekwe (Midsommar), Jann Mardenborough era um jogador habilidoso de Gran Turismo, jogando o game durante toda a sua adolescência. Sentindo que estava entre os melhores jogadores de Gran Turismo 5, Jann se inscreveu na GT Academy, em 2011, com apenas 19 anos de idade.
O evento patrocinado pela Sony Interactive Entertainment e pela Nissan colocava os melhores jogadores de Gran Turismo uns contra os outros, com vários prêmios em jogo. Depois de uma série de provas durante a competição, os melhores jogadores foram escolhidos para correr em pistas de verdade, podendo garantir um lugar na equipe da Nissan.
Marderborough se destacou entre seu time e acabou levando sua habilidade no joystick para o mundo real, se transformando em um piloto de verdade, disputando as 24 Horas de Dubai.
Em entrevista ao jornal The Guardian logo após ter virado profissional, o piloto revelou que a sua paixão pelo game vinha na possibilidade de dirigir carros que ele nunca teria a oportunidade de chegar perto. De certa forma, o videogame proporcionava a Marderborough uma experiência que ele acreditava ser inalcançável em sua vida.
Com apenas 21 anos, o piloto conseguiu emplacar o décimo lugar na Toyota Racing Series, foi campeão da GP3 no Grande Prêmio da Alemanha, em 2014, e ficou em terceiro lugar na lendária competição 24 horas de Le Mans. Até hoje, ele atua como piloto de testes, ainda participando de algumas corridas pelo mundo.
Fatos e ficção no filme
A história de Marderborough rendeu uma produção de Hollywood, dirigida por Neill Blomkamp (Distrito 9). Apesar de cobrir o dia a dia do piloto e como o game mudou toda a sua vida, o filme tem vários elementos fictícios e figuras que são baseadas em pessoas que fizeram parte da história de Jann.
Um exemplo disso é o personagem Danny Moore, interpretado por Orlando Bloom (O Senhor dos Anéis). Um executivo de marketing da Nissan, Danny é mostrado como o homem que criou o conceito da GT Academy, porém, na vida real, quem fez isso foi Darren Cox.
Cox havia trabalhado no mundo do auto esporte anteriormente, fazendo parte do time da Renault antes de chegar na Nissan. Lá, ajudou a lançar a GT Academy de verdade. Outros personagens não levam os nomes das pessoas de verdade, mas foram inspirados em figuras que passaram pela vida de Marderborough e marcaram a sua carreira. Um exemplo disso é o personagem de David Harbour (Stranger Things), uma espécie de mentor do jovem no filme.
Gran Turismo: De Jogador a Corredor estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 24 de agosto.