SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Gran Turismo | Conheça a história real por trás do filme

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Agosto de 2023 às 21h05

Link copiado!

Reprodução/Columbia Pictures
Reprodução/Columbia Pictures

Gran Turismo: De Jogador a Corredor, filme da Sony inspirado no jogo de PlayStation do mesmo nome, chega aos cinemas em agosto com a ideia de não adaptar completamente o game, mas sim uma história que aconteceu por causa dele. Baseado em fatos reais, o longa na verdade gira em torno de um jovem que, por causa de sua habilidade em GT, teve a oportunidade de se tornar um piloto de verdade.

Quando a Sony anunciou a adaptação de Gran Turismo para o cinema, muitos se perguntaram exatamente qual seria a história do filme, já que o game não traz nenhum tipo de trama que possa ser adaptada. Logo surgiram informações de que o longa usaria o título do jogo, mas seria sobre a vida de Jann Mardenborough, servindo como um filme de videogame e de automobilismo.

Continua após a publicidade

Quem é Jann Marderborough?

Interpretado no filme por Archie Madekwe (Midsommar), Jann Mardenborough era um jogador habilidoso de Gran Turismo, jogando o game durante toda a sua adolescência. Sentindo que estava entre os melhores jogadores de Gran Turismo 5, Jann se inscreveu na GT Academy, em 2011, com apenas 19 anos de idade.

O evento patrocinado pela Sony Interactive Entertainment e pela Nissan colocava os melhores jogadores de Gran Turismo uns contra os outros, com vários prêmios em jogo. Depois de uma série de provas durante a competição, os melhores jogadores foram escolhidos para correr em pistas de verdade, podendo garantir um lugar na equipe da Nissan.

Continua após a publicidade

Marderborough se destacou entre seu time e acabou levando sua habilidade no joystick para o mundo real, se transformando em um piloto de verdade, disputando as 24 Horas de Dubai.

Em entrevista ao jornal The Guardian logo após ter virado profissional, o piloto revelou que a sua paixão pelo game vinha na possibilidade de dirigir carros que ele nunca teria a oportunidade de chegar perto. De certa forma, o videogame proporcionava a Marderborough uma experiência que ele acreditava ser inalcançável em sua vida.

Com apenas 21 anos, o piloto conseguiu emplacar o décimo lugar na Toyota Racing Series, foi campeão da GP3 no Grande Prêmio da Alemanha, em 2014, e ficou em terceiro lugar na lendária competição 24 horas de Le Mans. Até hoje, ele atua como piloto de testes, ainda participando de algumas corridas pelo mundo.

Continua após a publicidade

Fatos e ficção no filme

A história de Marderborough rendeu uma produção de Hollywood, dirigida por Neill Blomkamp (Distrito 9). Apesar de cobrir o dia a dia do piloto e como o game mudou toda a sua vida, o filme tem vários elementos fictícios e figuras que são baseadas em pessoas que fizeram parte da história de Jann.

Um exemplo disso é o personagem Danny Moore, interpretado por Orlando Bloom (O Senhor dos Anéis). Um executivo de marketing da Nissan, Danny é mostrado como o homem que criou o conceito da GT Academy, porém, na vida real, quem fez isso foi Darren Cox.

Continua após a publicidade

Cox havia trabalhado no mundo do auto esporte anteriormente, fazendo parte do time da Renault antes de chegar na Nissan. Lá, ajudou a lançar a GT Academy de verdade. Outros personagens não levam os nomes das pessoas de verdade, mas foram inspirados em figuras que passaram pela vida de Marderborough e marcaram a sua carreira. Um exemplo disso é o personagem de David Harbour (Stranger Things), uma espécie de mentor do jovem no filme.

Gran Turismo: De Jogador a Corredor estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 24 de agosto.