Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Godzilla Minus One | Prime Video tem outro clássico moderno do monstrão

Por| Editado por Durval Ramos | 05 de Junho de 2024 às 19h00

Link copiado!

Toho Pictures
Toho Pictures

Godzilla se tornou o centro de duas grandes produções para o cinema em 2023 e 2024, com as estreias de Godzilla Minus One e Godzilla e Kong: O Novo Império. O primeiro, produzido no Japão, trouxe uma história que se passa após a Segunda Guerra Mundial e foi aclamado pela crítica, faturando um Oscar de Melhor Efeitos Visuais. O segundo, produzido em Hollywood, é um blockbuster de ação, cheio de pancadaria com monstros gigantes.

Os dois filmes mostram os dois extremos do que é o Godzilla hoje em dia na cultura pop. Porém, existe um terceiro filme, lançado em 2016, que merece atenção de quem se empolgou com os dois longas citadas e que pode ser considerado até mesmo um meio termo entre essas versões recentes do monstrão.

Continua após a publicidade

Shin Godzilla, filme disponível no Prime Video, é uma produção japonesa que (e isso pode parecer estranho) faz parte do mesmo selo de lançamentos de Neon Genesis Evangelion, Ultraman e Kamen Rider.

De Anjos para um deus destrutivo

Hideaki Anno é mundialmente conhecido como o criador do anime Neon Genesis Evangelion, série que marcou época nos anos 1990, se tornando um fenômeno em todo o planeta. Anno participou da produção de várias outras animações, mas sempre teve um pé no cinema live action.

Mesmo após ter iniciado o seu projeto de remake de Evangelion para os cinemas, que no Japão foi chamado de Evangerion Shin Gekijōban, o diretor parou tudo quando recebeu a chance de assumir a direção de um novo filme de Godzilla.

Junto com a Toho, Hideaki Anno imaginou um reboot da série do monstro, o terceiro de sua história nos cinemas. Atualizando seus temas, Shin Godzilla chegou aos cinemas em 2016. 

Um Godzilla para os tempos atuais

Enquanto Godzilla Minus One voltou para o passado para contar a história de sobreviventes em meio ao ataque do monstro pós-Segunda Guerra Mundial, e a loucura hollywoodiana de Godzilla e Kong: O Novo Império olha para um futuro próximo maluco, Shin Godzilla mostra um presente realista.

Continua após a publicidade

O longa original de 1954 era uma alegoria das explosões de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e os perigos das armas nucleares, o que fez Hideaki Anno escolher atualizar a narrativa de seu filme para os tempos atuais, mostrando a burocracia japonesa, inspirado no acidente nuclear de Fukushima, além da resposta do governo a terremotos e tsunamis que atingiram o país.

Enquanto um monstro enorme sai do oceano em direção a Tóquio, o filme mostra como o governo demora para decidir coisas triviais. Horas preciosas vão se perdendo e o bicho segue firme e forte no seu caminho.

Assim como Godzilla Minus One, o foco de Shin Godzilla não está nas cenas de ação, mas em como a humanidade responde à força da natureza que tem uma missão e nada parece pará-la. Ainda assim, ele consegue criar ótimas cenas de destruição e apresenta uma versão um pouco diferente do kaiju que todos conhecemos.

Continua após a publicidade

Universo Shin de heróis japoneses

Após o lançamento de Shin Godzilla nos cinemas, Hideaki Anno completou a trilogia de remakes de Neon Genesis Evangelion, mas não parou por aí. Em 2022, ele escreveu o roteiro e produziu Shin Ultraman, uma reimaginação do clássico herói japonês dos tokusatsus para os cinemas. Em 2023, foi a vez de Anno assumir a direção de Shin Kamen Rider, um remake fiel da origem dos anos 70.

Continua após a publicidade

Todos os projetos liderados pelo diretor traziam o nome Shin, que em tradução livre do japonês, significa Novo, o que fez com que a Toho, Khara, Tsuburaya Productions e a Toei, donas dos direitos dos filmes, criassem uma aliança na forma do projeto colaborativo Shin Japan Heroes Universe.

Isso não significa que veremos um EVA tentando descer a porrada no Godzilla, mas que as empresas trabalharão juntas na criação de merchandising e eventos especiais para fãs, baseadas nas versões criadas por Anno. Shinji Higuchi, produtor dos filmes de Anno revelou em 2022 que, apesar de as produções terem similaridades, não fazem parte do mesmo universo e isso seria muito difícil de fazer.

Isso não impediu a criação de um belíssimo logo, desse breve vídeo promocional e um boneco completamente sensacional.

Continua após a publicidade

Shin Godzilla, a trilogia de remake de Neon Genesis Evangelion e Shin Kamen Rider estão disponíveis no Prime Video. Shin Ultraman está disponível para locação e compra nas principais plataformas digitais.