Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fúria dos Deuses | Shazam vai continuar no novo DCU?

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Março de 2023 às 11h30

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros
Tudo sobre Warner Bros

A estreia de Shazam! Fúria dos Deuses nesta quinta-feira (16) mostrou que aquela ideia de que os filmes de heróis da Warner não teriam continuidade com a chegada do novo Universo Cinematográfico da DC (DCU, na sigla em inglês) não é tão certa quanto parecia. Isso porque o novo longa deixa as portas abertas para que o personagem vivido por Zachary Levi retorne nesse futuro proposto por James Gunn e Peter Safran.

Ainda que nenhum projeto relacionado a Shazam tenha sido apresentado no cronograma inicial, uma das cenas pós-crédito da nova aventura do adolescente que vira herói mostra que podem ver um retorno muito bem breve.

Atenção! Este texto tem spoilers de Shazam! Fùria dos Deuses

Continua após a publicidade

Isso porque o filme termina criando conexões com tramas que vão ser aproveitadas nessa nova fase do DCU e até mesmo personagens que fazem essa ponte entre gestões. E embora não seja nada definitivo, é o tipo de coisa que certamente vai deixar os fãs especulando por um bom tempo.

Na mira de Amanda Waller

A cena pós-crédito traz os agentes Economos (Steve Agee) e Harcourt (Jennifer Holland) em uma missão dada por Amanda Waller para recrutar Shazam (Zachary Levi) para a sua Sociedade da Justiça, seu próprio grupo de heróis. O trecho é bem curto e se estende mais como uma piada pelo nome da equipe do que outra coisa. O importante, porém, é a semente que essa sequência planta.

Continua após a publicidade

Os anúncios feitos por Gunn e Safran deixam claro que o novo DCU vai dar continuidade às histórias que O Esquadrão Suicida apresentou. Tanto que já foi confirmada uma série protagonizada por Waller e que ela será uma espécie de ponte entre a primeira e a segunda temporada de Pacificador.

Assim, quando Fúria dos Deuses termina com os lacaios da agente querendo recrutar o herói, é como se o próprio Gunn dissesse para o público que a cronologia não vai ser totalmente zerada e que podemos ver Shazam retornando para um terceiro filme ou como parte integrante dessa Sociedade da Justiça.

Até porque o protagonista ainda faz menção a outro projeto do DCU: o Authority. Em meio à sua reclamação sobre o fato de Sociedade da Justiça e Liga da Justiça parecerem a mesma coisa, ele passa a listar algumas sugestões e cita “Sociedade da Autoridade” como uma das novas opções.

Continua após a publicidade

Retorno garantido?

Ao mesmo tempo, a cena pós-crédito de Shazam! Fúria dos Deuses não é garantia de que o herói vai voltar para o futuro. Até porque nem todas as participações de Amanda Waller no universo atual significam garantia de permanência no futuro de Gunn e Safran.

Basta lembrar que a personagem de Viola Davis está em Adão Negro e esse é um longa que já foi cancelado oficialmente. Mais do que isso, a Sociedade da Justiça apareceu pela primeira vez nos cinemas no filme estrelado por Dwayne Johnson e isso pode significar que a ligação com Shazam pode estar mais relacionada a esse plano já descartado do que algo mais duradouro.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a grande sacada do extra de Fúria dos Deuses é criar uma situação ambígua. Shazam pode ter sido recrutado tanto dentro desse universo em reta final como pelo núcleo que deve ser mantido. Caso seja essa segunda opção, devemos ver a série Waller explorando mais dos planos da personagem de Viola Davis e mostrar que a ideia da iniciativa Sociedade da Justiça vai seguir também nesta nova fase.

A depender do público

Além disso, vale lembrar que os chefões da DC Studios já tinham dito que tudo era possível. Durante o anúncio do DCU, Gunn e Safran não descartaram a possibilidade de heróis como Flash, Aquaman e o próprio Shazam terem novos filmes e até serem incorporados à nova cronologia, a depender de como serão recebidos.

Continua após a publicidade

E eles não foram os únicos a dar essa dica. O diretor de Shazam! Fúria dos Deuses, David F. Sandberg, também comentou que a permanência do herói no Capítulo 1 do DCU vai depender do público.

Questionado por um fã sobre as incertezas em torno do futuro do personagem, o cineasta disse que ele não vai voltar mesmo se as pessoas não forem assistir ao novo longa e ainda deixou a possibilidade de conexão em aberto. “O que me foi dito é que não há nada nos filmes do Shazam que contradiga os planos futuros da DC”, escreveu. “Então a possibilidade de mais Shazam existe e, se é isso o que você quer, é melhor ir assistir”.