Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Oppenheimer | 5 Filmes sobre o projeto Manhattan e a criação da bomba atômica

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Julho de 2023 às 17h10

Link copiado!

Reprodução/Paramount Pictures, A2 Filmes, HBO
Reprodução/Paramount Pictures, A2 Filmes, HBO

Oppenheimer aborda a vida do físico J. Robert Oppenheimer, conhecido como o pai da bomba atômica. Porém, a fascinação do cinema em saber mais sobre como a arma que mudou o mundo foi criada é bem mais antiga do que o filme dirigido por Christopher Nolan. Não por acaso, há diversas produções que trataram do Projeto Manhattan e dos cientistas envolvidos nele.

As adaptações geralmente mostram os esforços de cientistas, tanto americanos quanto estrangeiros, na corrida contra a Alemanha nazista para projetar a primeira bomba atômica e ganhando vantagem durante a Segunda Guerra Mundial. Algumas produções focam apenas na criação da arma de destruição em massa, enquanto outras mostram as consequências do seu uso e na política mundial.

Continua após a publicidade

Os longas variam entre filmes que adaptam os fatos reais, com algumas liberdades artísticas, e documentários que se aprofundam nos acontecimentos de maneira mais crua, principalmente em relação aos efeitos causados pela bomba atômica. Em todos eles, uma abordagem bem interessante sobre um tema tão fascinante quanto assustador.

5. O Início do Fim

Talvez uma das produções mais conhecidas sobre o Projeto Manhattan até o lançamento de Oppenheimer, O Início do Fim mostra como o Coronel Leslie Groves, interpretado por Paul Newman (Butch Cassidy), recrutou Oppenheimer para liderar o Projeto Manhattan. O longa é bastante focado nesse período em que cientistas permaneceram no meio do nada do Novo México para criar a bomba.

Um elemento interessante é que o filme inclui uma narrativa que mostra o dilema de cientistas ao se juntarem ao projeto, pensando no que ele pode causar ao mundo. Além disso, ele traz uma trama com um personagem fictício, interpretado por John Cusack (Alta Fidelidade), e seu drama após ser exposto à radiação, algo que de fato aconteceu durante a criação da bomba.

4. O Fim ou o Princípio

O Fim ou o Princípio foi o primeiro filme a mostrar a criação da bomba atômica, dois anos após a sua detonação em Hiroshima e Nagasaki. Algo interessante é que, como na época de sua produção, era necessária uma permissão legal para retratar pessoas conhecidas no cinema, muitos dos envolvidos na história recusaram a participação.

Continua após a publicidade

Nomes como J. Robert Oppenheimer e o militar Leslie Groves receberam o equivalente a US$ 150 mil para serem interpretados por atores no filme, que apesar de ter até empregado veteranos da Segunda Guerra Mundial, apresentava inconsistências históricas devido ao fato de informações sobre a bomba ainda serem confidenciais na época.

Contudo, é um registro bem interessante pelo fato de ser um retrato feito no calor do momento e que traz um olhar ainda bastante romantizado de tudo o que aconteceu.

3. O Matemático

Continua após a publicidade

O Matemático é baseado na vida do matemático polonês Stan Ulam que, após se mudar para os Estados Unidos na década de 1930, viu seu país atacado pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Uslan então se junta ao Projeto Manhattan para ajudar na criação da bomba atômica.

O filme, assim como o longa de Christopher Nolan, é focado na vida de um cientista, mostra seus feitos ao longo dos anos, originando ideias que vão além da guerra, como o uso de propulsão nuclear para veículos espaciais e projetos que fazem parte de estudos matemáticos até os tempos atuais.

O Matemático está disponível no Prime Video.

Continua após a publicidade

2. The Day After Trinity

The Day After Trinity é um documentário originalmente exibido na TV americana que traz entrevistas com vários dos cientistas que participaram do Projeto Manhattan, além de material que foi divulgado apenas na época do seu lançamento, em 1981.

Bem aceito pela crítica, o documentário tem esse nome por conta do Teste Trinity, em que a primeira bomba atômica foi detonada, no Novo México, e por causa de uma entrevista com Oppenheimer sobre quando deveria ser iniciado um controle na proliferação de armas nucleares. De acordo com o físico, os EUA estavam 20 anos atrasados, pois esse controle deveria ter começado no dia seguinte ao Teste Trinity.

Continua após a publicidade

1. Clarão Chuva Negra - a Destruição de Hiroshima e Nagasaki

Indo um pouco além do Projeto Manhattan, Clarão/Chuva Negra - A Destruição de Hiroshima e Nagasaki é um documentário que mostra os efeitos do uso da bomba atômica criada pelos EUA. Lançado pela HBO em 2007, o filme foi criado em cima de mais de 100 entrevistas feitas com japoneses que sobreviveram aos bombardeios que encerraram a Segunda Guerra Mundial.

Além dos sobreviventes, foram entrevistados dois soldados que estavam no Enola Gay, avião de soltou a bomba em Hiroshima, além de cientistas que estiveram presentes durante o Teste Trinity, que aconteceu no Novo México. O documentário está disponível no HBO Max.