SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

7 filmes baseados em personagens históricos

Por| Editado por Durval Ramos | 23 de Novembro de 2023 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/Universal Pictures, Columbia Pictures
Reprodução/Universal Pictures, Columbia Pictures

O cinema e a história do mundo andam de mãos dadas desde os primeiros filmes produzidos, sempre usando acontecimentos e figuras históricas como base para longas que cativam o público há décadas. Muitas dessas histórias são reproduzidas na tela grande com alto grau de fidelidade aos acontecimentos, enquanto outras tentam engrandecer pessoas e fatos, tudo com a licença poética que o cinema consegue utilizar.

Essa liberdade para utilizar os fatos mais livremente pode ser problemática, já que a Sétima Arte tem um alcance que pode tornar a fantasia mais conhecida que a realidade. Ao mesmo tempo, o cinema é capaz de trazer à luz acontecimentos e figuras que merecem ser reconhecidas, como, por exemplo, Oskar Schindler, responsável por salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial e cujos feitos foram eternizados nas telas.

Por outro lado, há aquelas figuras históricas que são tão grandes que nem mesmo um longa-metragem é capaz de dar conta aos seus feitos. Alexandre e Napoleão são exemplos disso, com adaptações que optam por recortes da vida de seus personagens ao invés de focar na totalidade de suas biografias.

Continua após a publicidade

Ainda assim, a quantidade de filmes inspirados nesses personagens históricos é vasta e muito interessante, seja para quem quer saber mais sobre essas figuras ou apenas para quem gosta de curtir um bom épico.

7. Elizabeth

Elizabeth é um filme de 1998 estrelado por Cate Blanchett (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel), que interpreta a Rainha Elizabeth I. O longa, que começa em 1558, mostra como a rainha Mary I morre e deixa a coroa para sua meia-irmã, que é aconselhada a casar e ter um herdeiro, o que lhe asseguraria o trono inglês e a aprovação do povo.

Continua após a publicidade

O filme foi criticado por historiadores por algumas liberdades em relação ao tempo dos acontecimentos e pela forma como Elizabeth foi retratada na história, como uma mulher frágil e propensa a tomar decisões equivocadas, algo que a rainha não costumava ser. Porém, a produção caiu no gosto do público e da crítica especializada de cinema, que o elogiou principalmente pela sua representação da Inglaterra do século 16 e as atuações do seu elenco, fazendo com que ele fosse indicado para diversos prêmios, como o Oscar de Melhor Atriz e Melhor Filme.

Elizabeth está disponível para locação e compra no iTunes, Amazon e Claro Video.

6. Gandhi

Continua após a publicidade

Gandhi é um épico que conta a trajetória de Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência da Índia no começo do século 20. O longa mostra a sua vida a partir de 1893, quando é retirado de um trem na África do Sul após estar sentado em um compartimento apenas para pessoas brancas. Isso inicia uma luta pelos direitos de indianos que permeou toda a sua vida.

Estrelado pelo ator Sir Ben Kingsley (Homem de Ferro 3), que foi imensamente elogiado pela sua interpretação, o filme que foi bem aceito pelo público mundial, mas teve uma aceitação ainda maior na Índia. Alguns historiadores, como o escritor britânico Lawrence James, afirmam que, de um ponto de vista histórico, o filme beira a adulação da figura de Gandhi, passando por cima de acontecimentos mais problemáticos de sua vida, como o racismo e a misoginia frutos da época.

O longa, que foi dirigido por Richard Attenborough — o mesmo que interpretou John Hammond em Jurassic Park — ganhou vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Ator para Kingsley, diretor para Attenborough, e Melhor Filme.

Gandhi está disponível para locação e compra no iTunes, Claro Video, Amazon e Google Play Store.

Continua após a publicidade

5. Coração Valente

Coração Valente é um épico que gira em torno da figura de William Wallace, um escocês que teve sua mulher assassinada na noite de núpcias por soldados ingleses. Para se vingar, Wallace inicia uma revolta popular contra o Rei Edward I pela liberdade da Escócia.

Estrelado e dirigido por Mel Gibson (O Continental: Do Mundo de John Wick), o longa faturou diversos prêmios, inclusive o Oscar de Melhor Filme e Diretor. Apesar de ter sido um sucesso de crítica e público, principalmente pelas suas épicas cenas de ação, o filme foi mal recebido por historiadores, que encontraram diversas inconsistências históricas nele.

Continua após a publicidade

Como representação dos acontecimentos reais, historiadores afirmam que ele é bem pouco fiel à real história da rebelião da Escócia e a própria biografia de William Wallace. Um exemplo são as insinuações sobre um relacionamento do revolucionário com a Princesa Isabelle, algo que não poderia ter acontecido pois ela só se juntou à família real britânica depois da morte de Wallace.

Coração Valente está disponível na Star+.

4. Amadeus

Continua após a publicidade

Amadeus trata da vida e morte do compositor Wolfang Amadeus Mozart e seu relacionamento profissional com Antonio Salieri. A história, baseada em uma peça de mesmo nome, que por sua vez é inspirada na vida dos compositores, coloca Salieri contando como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que sempre demonstrou seu talento como se o tivesse recebido de Deus.

O épico mostra como Mozart teve sua ascensão, enquanto Salieri, inicialmente impressionado com os talentos do compositor, começou a invejá-lo e odiá-lo por conta de sua própria mediocridade.

Amadeus não foi tão criticado por historiadores devido às suas liberdades com a trama, já que desde o início de sua produção, o diretor Milos Forman (O Mundo de Andy) havia comentado o desejo de alterar alguns fatos para poder criar um tom mais dramático para os acontecimentos retratados.

A adaptação foi indicada para dez Oscars, faturando Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para F. Murray Abraham (The White Lotus), que interpretou Salieri.

Continua após a publicidade

Amadeus está disponível para compra no iTunes e na Google Play Store.

3. Spartacus

Continua após a publicidade

Spartacus é um filme dirigido pelo lendário diretor Stanley Kubrick (O Iluminado) sobre o gladiador que liderou uma rebelião de escravos contra o Império Romano. Estrelado por Kirk Douglas, Spartacus mostra a história de um homem que nasceu escravo, é condenado à morte por atacar um soldado romano, mas acaba recrutado para lutar como gladiador.

Após ver um lutador morrer por desafiar os romanos, Spartacus se revolta e lidera uma rebelião, que consegue bater de frente com os soldados do Império, que subestimaram os escravos.

A história do gladiador foi adaptada novamente anos depois, em forma de série de TV, mas o filme marcou o cinema, sendo indicado para seis Oscars, faturou quatro prêmios, incluindo o de Melhor Ator Coadjuvante para Peter Ustinov.

Spartacus está disponível na Globoplay, e para locação e compra no iTunes, Amazon e Google Play Store.

Continua após a publicidade

2. A Lista de Schindler

Um dos filmes mais importantes da filmografia do diretor Steven Spielberg, A Lista de Schindler adapta o romance Schindler's Ark, que segue a vida de Oskar Schindler, um empresário alemão que, ao lado de sua esposa, salvou mais de mil refugiados judeus do Holocausto, empregando-os em suas fábricas.

O longa, estrelado por Liam Neeson (Busca Implacável), ainda tem no elenco Ben Kingsley e Ralph Fiennes (Harry Potter e as Relíquias da Morte) como um oficial nazista completamente psicopata. O filme, quase todo filmado em preto e branco, é impactante e mostra um lado dos horrores da Segunda Guerra Mundial.

Continua após a publicidade

A trama fez um imenso sucesso de público e de crítica, inspirando Spielberg a fundar o Survivors of the Shoah Visual History Foundation, uma organização que busca fornecer um arquivo de testemunhos do maior número possível de sobreviventes para preservar suas histórias para o mundo.

Aclamado pela comunidade judaica pela representação da história, A Lista de Schindler também ganhou diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor, o primeiro da carreira de Spielberg.

A Lista de Schindler está disponível no Globoplay, e para locação e compra no iTunes, Amazon, Google Play Store e Claro Video.

1. Lawrence da Arábia

Baseado no livro autobiográfico Sete Pilares da Sabedoria, Lawrence da Arábia conta a história de T.E. Lawrence, um jovem tenente do exército britânico que é transferido para a Península Arábica, onde se envolve com os rebeldes árabes, aliados contra os turcos, que tinha como objetivo anexar o Império Otomano à Península. Lawrence se oferece para ajudar os rebeldes na luta, no que mostra a vida do tenente e o período que esteve no local.

Apesar de ser baseado em uma autobiografia, o filme toma algumas liberdades para tornar a história mais dramática, com alguns acontecimentos sendo alterados ou removidos para criar uma história de mais fácil compreensão para o público.

Lawrence da Arábia foi um épico que fez um sucesso de público e crítica no seu lançamento, sendo eventualmente selecionado pelo American Film Institute como um dos 10 maiores filmes da história do cinema americano. Indicado para dez prêmios da Academia, o filme faturou sete, incluindo Melhor Filme.

Lawrence da Arábia está disponível para locação e compra no iTunes, Amazon, Google Play Store e Microsoft Store.