Evil Dead | Ranking do pior ao melhor filme da série
Por Felipe Demartini • Editado por Jones Oliveira |
Mudanças de rumo, reboots, abordagens diferentes e remakes marcam a trajetória da série Evil Dead. Conhecida no Brasil como A Morte do Demônio (ou, às vezes, Uma Noite Alucinante), a franquia criada por Sam Raimi (Doutor Estranho no Multiverso da Loucura) marcou o gênero do horror, trazendo uma mistura de criatividade, possessões demoníacas, ângulos de câmera inusitados e uma mistura absurda do terror com comédia.
- Conheça Evil Dead, a genial franquia do diretor de Multiverso da Loucura
- Evil Dead | Qual a melhor ordem para assistir aos filmes?
Ash Williams, o personagem principal interpretado por Bruce Campbell (Ash Vs. The Evil Dead), é um marco do gênero, mas nem sempre capitaneia os filmes. Um exemplo é o longa mais recente, A Morte do Demônio: A Ascensão, que trouxe a franquia de volta aos cinemas após um hiato de 10 anos com a promessa de iniciar algo novo, em um cenário urbano e focado na destruição de uma família que já não era a mais unida antes de ter contato com o Livro dos Mortos.
Nessa pegada, o Canaltech rankeou os filmes da série Evil Dead para descobrir qual o melhor deles.
5. A Morte do Demônio (2013)
O remake dirigido por Fede Alvarez (O Homem Nas Sombras) e lançado em 2013 dividiu opiniões, o que explica sua nota 63% no Rotten Tomatoes. De um lado, muitos fãs sentiram falta das tiradas dos longas originais de Raimi e a ausência de uma figura forte e canastrona como Ash Williams. O foco, aqui, estava completamente no horror, em uma versão que remetia muito mais ao original, de 1981, do que ao que veio depois.
Eram firmadas aqui, também, as bases do que viria depois, com A Morte do Demônio: A Ascensão. Com Jane Levy (Zoey e a Sua Fantástica Playlist) no papel principal de uma jovem que luta para se livrar de um vício em drogas, o longa se voltou aos sustos e às cenas violentas na cabana que também foi casa dos eventos originais. Entre teorias sobre a conexão entre as duas linhas temporais, os fãs foram presenteados com um banho de sangue e violência digno das raízes trash da marca.
No Brasil, A Morte do Demônio pode ser assistido na HBO Max.
4. Uma Noite Alucinante 3
Ao levar o canastrão Ash para a Idade Média, Raimi deixou de lado o terror que o consagrou para apostar em uma abordagem mais pastelona. Monstros e criaturas demoníacas ainda aparecem aqui, mas o estilo do longa lançado em 1992 era mais leve e divertido, o que fez com que ele fosse exibido no Brasil até na televisão aberta.
Depois de abrir um portal para se livrar do mal do Necronomicon, o protagonista se vê na corte do Rei Arthur e descobre que é parte de uma profecia para acabar com o mal. Enquanto usa seus conhecimentos e armas do presente para lidar com o demônio ancestral, o personagem de Campbell só quer voltar para casa, lançando algumas das frases mais célebres de seu personagem no caminho.
Uma Noite Alucinante 3, do original Army of Darkness e com nota 69% no Rotten Tomatoes, não está disponível em streaming no Brasil, mas pode ser alugado na loja da Apple.
3. A Morte do Demônio: A Ascensão
O mais recente episódio da franquia de horror sai das cabanas isoladas no meio da floresta e nos leva aos centros urbanos, em um longa que vem sendo elogiado e, no momento em que esta lista é escrita, empata com o original nos 85% de aprovação no Rotten Tomatoes. Em um prédio decrépito no centro de Los Angeles, encontramos uma família com sérios problemas de relacionamento, que acaba sendo dilacerada pelo Livro dos Mortos, revelado depois de um terremoto.
As possessões de A Morte do Demônio: A Ascensão começam depois que um dos filhos de uma tatuadora e mãe solteira reproduz as palavras de ressurgimento do mal a partir de um antigo vinil. O que se segue é uma luta pela sobrevivência, cheia de sangue e pedaços de corpos, enquanto Beth (Lily Sullivan) tenta impedir que seus sobrinhos se transformem, enquanto lida com um drama pessoal.
A Morte do Demônio: A Ascensão está em cartaz nos cinemas brasileiros.
2. Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio
Após trabalhar com um grupo de amigos, do qual o próprio Campbell fazia parte, Raimi obtém um orçamento extremamente limitado para filmar seu próprio longa-metragem. Nascia assim uma das maiores pérolas do terror dos anos 1980, com um grupo de amigos seguindo em uma viagem de férias para uma cabana isolada e se deparando com os estudos de um historiador que, sem querer, acordou o mal a partir do Necronomicon.
A Morte do Demônio, o longa original da série Evil Dead, pisa forte no acelerador na medida em que cada um dos personagens vai se transformando. Aos poucos, Ash vê sua namorada, irmã e amigos sucumbindo ao mal, enquanto luta para não ser o próximo em meio a cenas de sangue e tripas criadas com efeitos práticos e muita engenhosidade.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
A Morte do Demônio está disponível na HBO Max e, na visão do agregador Rotten Tomatoes, tem nota 85%.
1. Uma Noite Alucinante 2
A cena mais famosa de toda a franquia está aqui, mas representa apenas um dos tantos momentos que colocaram Evil Dead 2 no topo do ranking. Sozinho em uma cabana onde acordou acidentalmente o mal do Necronomicon, e depois de decapitar e enterrar a namorada, Ash se vê obrigado a decepar a própria mão onde, mais tarde, acopla uma motosserra para enfrentar os demônios.
Uma Noite Alucinante 2 mistura o horror do original com uma boa dose de humor, apoiada principalmente na atuação e nos trejeitos de Campbell. O longa reconta de forma resumida a história original enquanto expande a trama da família Knowby, cujo patriarca e historiador foi responsável por encontrar e acordar o demônio abrigado no Livro dos Mortos.
A loucura de Uma Noite Alucinante 2 rendeu a ele uma graduação 88% no Rotten Tomatoes, mas infelizmente, o longa não está disponível nos streamings do Brasil. O filme pode ser alugado nos serviços da Apple, Google e Microsoft.