Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Duna: Parte 2 e novo O Senhor dos Anéis são adiados por causa da greve de atores

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Agosto de 2023 às 11h05

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros
Tudo sobre Warner Bros

A Warner adiou o lançamento de Duna: Parte 2 em quatro meses por causa da greve de atores e roteiristas que paralisa Hollywood. Com isso, o longa que dá continuidade à adaptação de um dos maiores clássicos da ficção-científica chega aos cinemas apenas em 2024. Além disso, filmes como o novo Godzilla x Kong e a animação de O Senhor dos Anéis também tiveram suas datas alteradas.

De acordo com o cronograma original, a segunda parte de Duna estava prevista para chegar às telas já no dia 2 de novembro e, por isso mesmo, era uma das maiores estreias desta reta final de 2023. No entanto, o estúdio optou por adiar o lançamento e, com isso, o filme estreará somente no dia 14 de março do próximo ano.

Continua após a publicidade

A razão desse atraso é justamente a impossibilidade de contar com a participação do elenco nas ações de divulgação. Como a categoria está em greve lutando por melhores condições de trabalho e pagamentos mais justos por parte dos estúdios — entre outras pautas, como uma maior regulamentação do uso da inteligência artificial —, os atores não podem participar de gravações e nem mesmo de ações promocionais de projetos já concluídos.

Na prática, isso significa que nomes como Timothée Chalamet, Zendaya, Florence Pugh, Austin Butler, Rebecca Ferguson, Javier Bardem e tantos outros que fazem parte do elenco estelar de Duna: Parte 2 não poderiam participar de eventos — o que inclui a própria estreia internacional — e nem realizar entrevistas para promover a estreia. E, para um projeto dessa magnitude, essas ações de marketing são fundamentais.

Outros adiamentos

Continua após a publicidade

Só que Duna: Parte 2 não foi o único adiamento anunciado pela Warner. A mudança de data da ficção-científica deu início a um pequeno efeito dominó em relação a outros lançamentos programados pelo estúdio em 2024, a começar por Godzilla x Kong: Novo Império.

A revanche do macaco gigante contra o kaiju japonês estava prevista para chegar exatamente em março, mas a mudança de Duna forçou os monstros a levarem a briga para o mês seguinte. Com isso, a sequência fica programada para o dia 12 de abril.

Só que essa data era justamente aquela que a Warner tinha reservado para O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, uma animação baseada no universo do J.R.R. Tolkien mostrando a história do Abismo de Helm séculos antes dos eventos de As Duas Torres. Com isso, o longa foi jogado para 14 de dezembro de 2024.

Continua após a publicidade

Adiamento de Duna e a concorrência

Outro efeito direto dos adiamentos da Warner é como ela repercute na concorrência e no próprio cronograma geral dos cinemas para este resto de 2023 e para 2024.

O efeito direto mais claro é um respiro aliviado por parte da Disney e do Marvel Studios. Com o lançamento original em novembro, Duna: Parte 2 iria brigar de frente com As Marvels, a próxima grande estreia do universo de super-heróis. E isso é algo que dá uma folga um pouco maior para o longa estrelado por Brie Larson, Iman Velani e Teyonah Parris, já que a aventura cósmica perde seu rival direto e terá mais tempo para ser exibido em salas premium, como a IMAX.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, a ida de Duna para março deixa o mês ainda mais embolado — inclusive para a própria Disney, que terá a estreia do novo filme da Pixar, Elio, e do remake de Branca de Neve e Os Sete Anões chegando nos dia 1º e 22, respectivamente. Além disso, o novo Um Lugar Silencioso e a sequência de Ghostbusters: Mais Além também estão programados para o período.