Publicidade

Divertida Mente 2 | Como o desenho da Pixar se inspirou em filme de Adam Sandler

Por| Editado por Durval Ramos | 06 de Junho de 2024 às 16h25

Link copiado!

Divulgação/Pixar e A24
Divulgação/Pixar e A24

Divertida Mente 2 ainda nem chegou nos cinemas, mas algumas informações extras a respeito do filme já vêm pipocando na imprensa e despertando a curiosidade do público. A mais recente chamou a atenção por seu tom curioso, já que a animação que estreia no próximo dia 20 de junho traz uma referência bastante inesperada utilizada por Adam Habib, diretor de fotografia da animação, para a estética do longa-metragem.

De acordo com o que contou à Animation Magazine, Habib resolveu se inspirar em Joias Brutas, suspense policial estrelado por Adam Sandler, para fazer algumas cenas da animação. Nelas, Ansiedade, uma das novas emoções de Riley, precisa assumir o painel de controle da mente da menina, a ajudando a se guiar nesta nova fase de sua vida.

Continua após a publicidade

Para quem não se lembra, o filme de 2019, que conta a história de um joalheiro viciado em jogos de azar que precisa recuperar uma joia para pagar suas dívidas, usou uma câmera instável (também chamada de câmera subjetiva) para contar parte de sua história. Nesse tipo de gravação, a câmera fica “caótica”, ajudando a mostrar os eventos que se desenrolam como se fossem do ponto de vista de um determinando personagem. É uma visão em primeira pessoa, por assim dizer.

Para o filme da Pixar, Habib resolveu adotar essa mesma ideia nos momentos decisivos de Ansiedade, construindo para isso cenários estáticos durante a produção e depois colocando os personagens digitais dentro desses ambientes. Segundo o diretor, feito isso, eles posicionaram uma câmera virtual dentro dos sets e a moveram pelos cenários, experimentando diferentes ângulos e configurações de filmagem e vendo o que funcionava melhor no filme.

Embora inesperada, a inspiração parece fazer total sentido com a proposta das cenas. Pelo que foi revelado pelo diretor de fotografia, a ideia é de fato transmitir a instabilidade e desorientação que uma emoção como a Ansiedade possui.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Muitas emoções para lidar

Além da personagem, dublada no original por Maya Hawke (Stranger Things), Divertida Mente 2 também ganhará mais outras três novas emoções: ninguém menos do que a Inveja (Ayo Edebiri), a Tédio (Adèle Exarchopoulos) e o Vergonha (Paul Walter Hauser).

Os quatro personagens são os novos moradores da mente de Riley, que ao lado de Alegria (Amy Poehler), Tristeza (Phyllis Smith), Medo (Tony Hale, que irá substituir Bill Hader), Nojinho (Liza Lapira no lugar de Mindy Kaling) e Raiva (Lewis Black), terão que lidar com sua entrada na adolescência e todos os problemas que advém dessa fase da vida.

Continua após a publicidade

Segundo Kelsey Mann, diretor da sequência, originalmente haveriam nove novas emoções no longa-metragem, mas após sua primeira exibição, eles entenderam que eram muitos personagens para lidar. Isso fez com que os produtores optassem por simplificar a ideia original e deixassem apenas as emoções “auto-conscientes” da personagem como novas estrelas da história.

Com roteiro de Meg LeFauve e Dave Holstein, Divertida Mente 2 chega em 20 de junho nos cinemas de todo o mundo.