Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica O Primeiro Natal do Mundo | Uma das melhores comédias natalinas de 2023

Por| Editado por Durval Ramos | 11 de Dezembro de 2023 às 17h12

Link copiado!

Prime Video
Prime Video

Apesar do final do ano ser uma excelente época para os apaixonados por filmes natalinos, 2023 não tem tido uma boa safra. Ainda assim nem tudo está perdido já que o Prime Video trouxe uma boa opção para seus assinantes para se redimir do mediano do atrapalhado A Batalha de Natal com Eddie Murphy. Trata-se de O Primeiro Natal do Mundo, uma comédia nacional que traz Ingrid Guimarães e Lázaro Ramos como um casal divertido que arranca risadas do público.

Com direção de Susana Garcia (Minha Vida em Marte, Filho da Mãe e Minha Mãe é Uma Peça) o longa segue o mesmo molde dos já conhecidos filmes de comédia: trapalhadas e final feliz, mas mesmo assim consegue agradar graças ao carisma inegável de Lázaro e à boa conexão que ele teve com Ingrid.

Continua após a publicidade

Na trama, ele vive Pepê, um professor de história viúvo que tem duas filhas e se casa com Tina (Ingrid), que também tem dois filhos praticamente da mesma idade. A partir daí, a confusão está formada e a convivência, especialmente na véspera de Natal, se torna cada vez mais insuportável.

Depois de mais uma briga e de ter um objeto de valor sentimental quebrado, Maju (filha de Pepê) corre para seu quarto e deseja que o Natal desapareça para sempre. No dia seguinte, ela e sua família percebem que ninguém mais se lembra da celebração. Desesperados, eles tentam, então, encontrar uma forma de fazer o mundo recuperar a magia da data. Só que, enquanto Tina se apega ao apelo comercial, Pepê quer lembrar a todos que é tempo de celebrar a união e a paz.

E é partindo desse contraste que o filme entrega as situações mais absurdas e inusitadas para fazer o público rir. Desde ver Lázaro Ramos fantasiado como um Papai Noel às avessas, até vê-lo correndo com Ingrid Guimarães atrás de alguns perus assassinos, tudo é motivo para fazer graça. E, apesar do exagero, as coisas funcionam muito bem em cena, talvez porque ambos já estejam acostumados com a interpretarem situações vexatórias.

Continuando a trama, depois de muitos altos e baixos a família consegue o que queria, mas não sem antes se envolver com Silvana, uma trambiqueira vivida por Fabiana Karla que faz de tudo para transformar a data no melhor dia de compras do ano. A atriz, que já participou de humorísticos como Zorra Total, é uma veterana e uma boa adição ao filme, embora pudesse ser um pouco menos exagerada.

Além dos protagonistas, quem faz bonito mesmo em frente às câmeras é Theo Matos, um ator mirim de apenas seis anos que vive o filho de Tina e demonstra tanta desenvoltura que deixaria muito veterano constrangido. No filme, ele canta, dança e não erra o tempo da comédia em nenhuma cena. É impressionante como uma criança tão pequena pode ser tão natural atuando.

Assim, o grande acerto da obra foi dar espaço ao elenco junior e mirim, para que eles também conseguissem brilhar em cena sem serem ofuscados pelos nomes de peso.

Continua após a publicidade

Um filme bem brasileiro e solar

Outro acerto importante de O Primeiro Natal do Mundo é criar uma narrativa totalmente brasileira, com cenários, figurinos e fotografia bem solares e iluminados. Aqui não há neve e nem roupas totalmente vermelhas e verdes, mas sim, cores vibrantes que refletem como vivemos o verão “brazuca”.

Outro detalhe que o filme não deixa escapar é a crítica ao capitalismo que transformou a data religiosa em algo totalmente consumista. Além disso, o olhar feminino de Susana Garcia para a sobrecarga que a mulher sente nessa data é muito bem retratado.

Continua após a publicidade

Os erros, então, ficam por conta da forma rasa como a trama trabalhou alguns assuntos, sendo um deles a relação de Tina com o ex-marido, pai de seus filhos e também com sua mãe, que é citada em um breve momento e depois aparece dançando na cena final. A personagem é vivida por Stella Miranda, atriz respeitada, mas não tão carismática assim e que viveu a insuportável Dona Álvara no humorístico Toma Lá Dá Cá.

Já uma participação para lá de especial é de Rafael Infante como o duende ajudante do Papai Noel. Ele estrelou o recenteNão Tem Volta em parceria com Manu Gavassi e não poderia estar mais em forma para as telonas. Sem perder o seu jeito, o ator conseguiu trabalhar bem a dicção e embora ainda fale (muito!) rápido, consegue ser entendido sem dificuldades.

Continua após a publicidade

E é assim, com mais acertos do que erros, que O Primeiro Nataldo Mundo se firma como uma das melhores opções natalinas de 2023, um ano que está sendo fraco para os amantes da Noite Feliz, mas que ganhou um respiro com esse título do Prime Video. Quem quiser dar uma chance ao longa, o encontra no streaming da Amazon.