Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 filmes que você precisa assistir no Natal

Por| 24 de Dezembro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/Warner, Fox Film, Sony Pictures, Disney
Reprodução/Warner, Fox Film, Sony Pictures, Disney

Dezembro chegando e a cidade começa a ficar repleta de luzes, deixando as selfies mais interessantes, os entusiastas empolgados, os religiosos ansiosos, as lojas mais cheias, os supermercados lotados de comidas que só vemos uma vez por ano e, da nossa parte, demandando uma lista com alguns dos melhores filmes sobre o Natal para assistir neste final de ano.

O Natal tem uma essência complexa e que remonta a tempos antigos, com influências sociais, religiosas e comerciais. Para os brasileiros, a importação do Natal não gerou muita representatividade e só muito recentemente estamos vendo mudanças significativas nas representações familiares. Embora existam filmes como Pode Me Chamar de Noel, em que a personagem de Whoopi Goldberg é a escolhida para suceder o bom velhinho, os melhores títulos continuam sendo aqueles que sobreviveram ao teste do tempo e seguem sendo amados pelo público por motivos que vão além do tema natalino.

Nesta lista, o Canaltech trouxe clássicos que podem atender a diversos interesses natalinos, desde quem está interessado em ver o terror do Natal até quem quer um título mais recente e que traga todos aqueles elementos que deixam o nosso coração quentinho. Então esqueça o alcaçuz vermelho e pense nas sobras amanhecidas, naquela combinação maravilhosa de resto de peru com farofa e arroz com passas esquentados no micro-ondas, e vem com a gente escolher o filme que vai representar o espírito deste Natal para você.

Ah! E os filmes que estão disponíveis para assistir online (streaming e/ou VOD) também estão indicados, então é só clicar no nome da sua plataforma favorita para ir direto para a página do filme e apertar o play.

Continua após a publicidade

10. Krampus: O Terror do Natal

Quando comemorar o Natal se torna uma obrigação e as boas ações um pré-requisito para ganhar presentes, surge o espírito que vem atormentar aqueles que negam o verdadeiro espírito do Natal. As reuniões familiares de fim de ano são a bênção de alguns e o martírio de outros, mas a essência é comum: este é um momento de tentar manter a união familiar. Em Krampus: O Terror do Natal, a festividade em família não acontece como planejado e as discussões atraem a atenção do personagem título.

O elenco com a presença de Toni Collette (Hereditário), Adam Scott (The Good Place) e Conchata Ferrell (Two and a half Men) fazem Krampus valer a pena. O filme parece não ter grandes intenções de ser um grande terror e frequentemente flerta com o trash, o que deixa Krampus bastante divertido, apesar dos monstros que estão tentando caçando e amedrontando a família.

Continua após a publicidade

Krampus: O Terror do Natal pode ser comprado no Looke, estando disponível para aluguel e compra na Play Store e na iTunes.

9. A Felicidade não se Compra

De 1946, este é o filme mais antigo da lista, mas está aqui por ter conquistado seu lugar no tempo. Dirigido por Frank Capra, A Felicidade não se Compra é seu filme mais reconhecido, tendo sido indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (James Stewart), Melhor Diretor, Melhor Som e Melhor Montagem. Com o tempo, o filme tornou-se um dos filmes mais tradicionais da festividade e até hoje muitas famílias estadunidenses ainda se reúnem para assisti-lo.

Continua após a publicidade

A trama é um misto de alegria e tristeza, já que começa com o personagem principal em uma situação suicida na véspera de Natal, quando é interrompido por um anjo que lhe mostra como teria sido a vida se ele nunca tivesse existido. Toda vida tem um impacto no mundo e cada trajetória é uma história épica em si. A importância de existir é a grande mensagem desse filme, então prepare um lençol, porque um lencinho de papel não vai dar conta das lágrimas.

A Felicidade não se Compra está disponível para streaming no Telecine, NetMovies, Oldflix, NOW e Looke, onde também está disponível para aluguel ou compra.

8. O Estranho Mundo de Jack

Continua após a publicidade

Ué, esse não é aquele filme que tem uma música sobre o Halloween? Sim. Apesar de ser um filme claramente com códigos de Halloween, este é também um filme de Natal. Para os Grinchs de plantão, O Estranho Mundo de Jack traz uma abordagem completamente diferente sobre essa festividade.

Quando Jack Skellington, o astro da cidade do Halloween, acaba descobrindo a cidade do Natal, ele decide que todos têm direito ao Natal e resolve fazer sua própria versão da festividade em sua cidade. Claro que os monstros de lá vão demorar para assimilar a essência desse momento, mas Jack está disposto a ser um Noel digno para o seu povo. Tudo isso feito com uma técnica de stop motion que continua impecável até os nossos dias.

O Estranho Mundo de Jack está disponível para os assinantes do NOW e do Disney+.

Continua após a publicidade

7. Trocando as Bolas

Os anos 1980 e 1990 tiveram os lançamentos de alguns dos mais memoráveis títulos natalinos, com aquele gostinho de Sessão da Tarde que nos enche de nostalgia. Entre eles, Trocando as Bolas, que traz a conhecida fórmula de personagens que têm suas vidas trocadas até que aprendam a lição (que diz respeito, claro, ao espírito do Natal).

O que faz de Trocando as Bolas um filme marcante é a equipe envolvida. Dirigido por John Landis (Os Irmãos Cara de Pau) a partir de um roteiro de Timothy Harris e Herschel Weingrod, que escreveram também Irmãos Gêmeos e Um Tira no Jardim de Infância, Trocando as Bolas ainda é estrelado por Dan Aykroyd no papel do esnobe investidor que troca de vida com o astuto vigarista de rua interpretado por Eddie Murphy. Ah, e ainda tem a diva Jamie Lee Curtis para completar o elenco.

Continua após a publicidade

Trocando as Bolas pode ser comprado ou alugado na Microsoft Store.

6. Tokyo Godfathers

Fãs de animação japonesa também podem ter um filme para curtir o próprio Natal. O filme de Satoshi Kon (Paprika e Perfect Blue) e Shôgo Furuya acompanha três moradores em uma noite de Natal, que encontram um bebê recém-nascido no lixo e partem em busca da mãe da criança.

Continua após a publicidade

Permeado de consciência social, esta é uma das animações japonesas de longa-metragem a atingir o status de clássico do gênero. Internacionalmente premiado, Tokyo Godfathers venceu em três categorias do Tokyo Anime Award, onde podemos imaginar que a concorrência não foi fácil.

Tokyo Godfathers pode ser comprado ou alugado no iTunes.

5. Grinch

Continua após a publicidade

Impossível falar de Natal e não lembrar do personagem verde e rabugento criado por Dr. Seuss. Aqui, no entanto, não iremos recomendar apenas um filme, mas três possibilidades para que você escolha a adaptação que preferir, já que o personagem, originalmente, ficou conhecido não nos filmes, mas nos livros infantis do autor.

Há não muito tempo, a adaptação mais conhecida era o live-action O Grinch (2000), estrelado por Jim Carrey sob uma maquiagem que ficou realmente incrível. Esse filme, no entanto, não foi muito bem recebido e, mais recentemente, tivemos a animação O Grinch (2018), bem menos assustadora que o live-action e que deve deixar as crianças mais confortáveis com o monstrinho verde (trailer acima). Mas nenhuma dessas é reconhecida como a melhor adaptação. Até hoje, é a animação de 1986 que encanta os fãs de Dr. Seuss: Como o Grinch Roubou o Natal! (1966) tem como um dos diretor ninguém menos que Chuck Jones, envolvido com animações como Looney Tunes e Tom & Jerry.

O Grinch (2000) está nos catálogos da Netflix e do Amazon Prime Video, podendo ser comprado ou alugado na Play Store, Looke e iTunes. A animação O Grinch (2018) está disponível para os assinantes do NOW e do Amazon Prime Video, podendo também ser comprado ou alugado na Play Store, Looke e iTunes.

Continua após a publicidade

4. Edward Mãos de Tesoura

Outro filme do Tim Burton? Não. Embora O Estranho Mundo de Jack pareça ser um filme assinado por Burton, a animação não foi dirigida por ele. Edward Mãos de Tesoura, por outro lado, é um dos seus filmes mais cultuados e que ostenta um elenco com Johnny Depp, Winona Ryder, Alan Arkin e com o ícone do terror Vincent Price.

Edward Mãos de Tesoura começa com uma premissa simples, explicar de onde vem a neve, e conta uma belíssima história que passa por sentimentos complexos como amor, amizade e confiança, tudo isso com aquele jeitinho esquisito que só Tim Burton tem e que dialoga diretamente com quem tem uma alma trevosa demais para as cores do Natal. O protagonista Edward, que soa bastante assustador, consegue conquistar até mesmo o público infantil em pouquíssimo tempo, ensinando sobre tolerância e respeito de uma forma sensível e que casa perfeitamente com o Natal.

Continua após a publicidade

Edward Mãos de Tesoura pode ser assistido pelos assinantes do Disney+.

3. Uma Segunda Chance para Amar

Não só de filmes “velhos” será feita esta lista e, para trazer algo bem fresco, o recente Uma Segunda Chance para Amar, estrelado por um trio de mulheres poderosas: Emma Thompson, Michelle Yeoh e Emilia Clarke. Na trama, uma mulher que trabalha como elfa em uma loja de artigos natalinos tem sua vida completamente mudada quando ela conhece Tom. Aspirante a cantora, ela acha que sua nova vida é boa demais para ser verdade.

Romance e Natal é uma fórmula que traz novos filmes todos os anos e este está aqui por ter na direção Paul Feig, conhecido por comédias como a série Freaks & Geeks, As Bem-Armadas, Missão Madrinha de Casamento e o remake Caça-Fantasmas. Uma Segunda Chance para Amar não foi exatamente um filme aclamado, mas tem momentos belíssimos e também promete arrancar lágrimas dos espectadores, além de trazer Yeoh no primeiro papel cômico da sua carreira.

Uma Segunda Chance para Amar está nos catálogos do Telecine e do NOW, estando disponível também para compra e venda na Play Store, no Looke e na iTunes.

2. Esqueceram de Mim

Clássico dos clássicos, Esqueceram de Mim é obrigatório em muitas casas durante o Natal. O segredo do sucesso pode estar nos nomes envolvidos. O primeiro filme foi dirigido por Chris Columbus, de Uma Babá Quase Perfeita e Harry Potter e a Pedra Filosofal, a partir de um roteiro assinado por John Hughes, que não temos como citar aqui todos os seus filmes mais icônicos, mas vale lembrar que é o diretor de roteirista de Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado.

Embora esses detalhes não sejam lembrados pelo público em geral, é quase unanimidade a lembrança de que muito da qualidade do filme se deve à maravilhosa atuação de Macaulay Culkin, o verdadeiro rosto do filme, já que tudo gira em torno do seu personagem Kevin, uma criança que sempre é esquecida pelos seus pais durante as férias e que acaba tendo que se defender sozinho durante o Natal. No primeiro filme, ladrões tentam roubar a casa da sua família, mas se arrependem profundamente quando descobrem que a casa não estava vazia.

Esqueceram de Mim, assim como a sequência, está disponível para streaming no Disney+.

1. Gremlins

Lançado em 1984, Gremlins utiliza animatronics e técnicas de stop motion para mostrar uma noite de Natal que é terrivelmente interrompida por monstrinhos bizarros cujo único objetivo é a destruição de tudo o que veem pela frente. Com 34 anos de idade, Gremlins continua tão perfeitamente executado que é impensável um remake com CGI, porque parte da fofura e da graça está justamente na expressão corporal dos monstrinhos.

Neste filme, Chris Columbus, que dirigiu Esqueceram de Mim, atua como roteirista, enquanto a direção ficou nas mãos de Joe Dante, diretor do clássico Piranha (1978). Gremlins é um filme sensível e que fala sobre valores familiares que recusam qualquer estereótipo de comercial de panetone, além de trazer o reconhecimento necessário de que, apesar de ser uma data amplamente comemorada, ela não necessariamente é um momento lindo para todos.

Gremlins pode ser assistido pelos streamers do NOW, estando também disponível para compra ou venda no iTunes, Play Store e Microsoft Store. No Looke, o título pode ser apenas comprado.