Publicidade

Crítica Ela Disse | Filme mostra início do movimento que transformou Hollywood

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Universal Pictures
Universal Pictures

Em 2017, Hollywood passou por uma transformação após a publicação de um artigo do The New York Times. A peça, escrita por Megan Twohey e Jodi Kantor, denunciava os assédios e abusos sexuais cometidos por Harvey Weinstein, ex-gigante da indústria do entretenimento.

Ao longo de mais de três décadas, o produtor de Hollywood e fundador da Miramax, responsável por grandes sucessos de Hollywood, abusou e estuprou mulheres que trabalhavam para ele. O artigo conta que o padrão de Weinstein era convidar essas mulheres para seu hotel e cometer os crimes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Agora, a história da criação deste artigo é contada no filme Ela Disse, dirigido por Maria Schrader e roteirizado por Rebecca Lenkiewicz. O longa explora não só o trabalho jornalístico e investigativo das repórteres, como dá vida aos relatos e experiências que, até então, estavam somente em textos e transcrições jurídicas.

Atenção: esta matéria pode conter spoilers de Ela Disse!

Trama bem amarrada

Ela Disse é um filme que mostra a construção do artigo do The New York Times a partir da perspectiva das duas repórteres, Megan (Carey Mulligan) e Jodi (Zoe Kazan), então também acompanha a dupla em suas vidas pessoais. O filme ressalta ainda os sentimentos que ambas vivenciaram durante esse processo sendo mães de meninas.

Suas rotinas são abaladas pela complexidade da investigação e, por se tratar de um tema delicado, não há como ser mulher e não se deixar afetar pelos abusos cometidos por Weinstein. A busca por fontes sobre o assunto foi longa e incessante, principalmente quando a reportagem precisava de mais mulheres que aceitassem ter seus nomes expostos.

O filme se preocupa em trazer todos os dados necessários para que a história seja contada com a maior clareza possível, resultando em uma produção bem amarrada e que não deixa ponta solta. Longas sobre reportagens e grandes veículos jornalísticos não são mais novidade, mas Ela Disse se destaca por saber contar bem a história e não ter um enredo maçante, uma vez que todos os detalhes são úteis e interessantes.

Continua após a publicidade

Sutileza em um assunto delicado

O longa chega ao final logo após a publicação do artigo, mostrando o que aconteceu depois disso em forma de texto antes dos créditos finais. A reportagem foi de extrema importância para o mercado do entretenimento, resultando em inúmeras denúncias não só contra Harvey Weinstein, como também outros grandes nomes da indústria.

Então, Ela Disse consegue abordar com sutileza quais eram os crimes cometidos pelo executivo, respeitando o nome das vítimas. O filme também traz uma conscientização a quem questiona o motivo das denúncias não acontecerem logo após o crime ser cometido, ou talvez nunca, mostrando que a batalha contra pessoas poderosas é desgastante e exaustiva.

Continua após a publicidade

Ela Disse está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil; garanta o seu ingresso na Ingresso.com.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*