5 crimes reais que viraram filmes
Por Natalie Rosa • Editado por Jones Oliveira |
Crimes como assassinatos, roubos e golpes acontecem todos os dias, infelizmente, mas alguns são tão trágicos ou descarados que acabam se transformando em obras para o cinema e a televisão. Não é difícil encontrar documentários sobre o assunto, mas também existem algumas dramatizações.
- 10 filmes e séries documentais sobre crimes reais brasileiros
- Os 10 melhores documentários sobre crimes para assistir na Netflix
Se você gosta de um bom filme sobre crimes reais, o Canaltech selecionou 5 crimes reais que acabaram virando filmes e estão disponíveis para assistir nas plaformas de streaming. A seleção conta com um assassinato revoltante que aconteceu no Brasil, uma matança nos Estados Unidos e também uma história de golpe, entre outros casos.
5. A Menina que Matou os Pais/O Menino que Matou Meus Pais
Na década de 2000, o nome Suzane Von Richtofen não saía da mídia. A jovem ficou conhecida no Brasil inteiro após planejar o assassinato brutal dos próprios pais ao lado dos irmãos Cravinhos, e o julgamento do trio rendeu um livro chamado Casos de Família: Arquivos Richtofen e Arquivos Nardoni, de Ilana Casoy.
O livro inspirou a criação de dois filmes sobre o caso dirigidos por Mauricio Eça, cada um contando como foi e o que motivou os assassinatos a partir da perspectiva de Suzane e Daniel Cravinhos.
A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais estão disponíveis no Prime Video.
4. Zodíaco
O filme Zodíaco conta a história de crimes horrendos cometidos por um assassino em série na região de São Francisco, na Califórnia. Os crimes chamaram a atenção dos produtores do longa porque o serial killer enviava à polícia cartas com dicas e criptogramas para serem decifrados.
Na época, o criminoso não foi pego e a sua identidade foi descoberta somente em 2021, sendo tarde demais. Portanto, infelizmente, ele nunca pagou pelos assassinatos que cometeu.
Zodíaco está disponível no Globoplay.
3. O filme Era Uma Vez em... Hollywood
Na década de 1960, em Los Angeles, a atriz Sharon Tate foi brutalmente assassinada por um grupo comandado por Charles Manson. Eles também fizeram vítimas como Rosemary e Leno LaBianca, e o caso é um dos mais cruéis já vistos nos Estados Unidos.
A história do crime contra Tate é retratado no filme Era Uma Vez em... Hollywood, de Quentin Tarantino, que expõe toda a violência usada nesses assassinatos.
O filme Era Uma Vez em... Hollywood está disponível na Netflix.
2. O Enfermeiro da Noite
No início dos anos 2000, um enfermeiro chamado Charles Cullen assassinou centenas de pessoas de maneira sutil e silenciosa. O criminoso injetava insulina e digoxina nos pacotes de soro que eram aplicados de forma intravenosa nos pacientes. Com isso, eles morriam de overdose.
A história de Cullen e como ele foi descoberto é contada no filme O Enfermeiro da Noite, protagonizado por Eddie Redmayne e Jessica Chastain.
O Enfermeiro da Noite pode ser assistido na Netflix.
1. A Grande Jogada
Os crimes cometidos pela empresária Molly Bloom viraram tema do filme A Grande Jogada, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Adaptado em 2018. O longa conta a história de uma mulher que construiu um império com apenas 30 anos.
Ela ganhava todo esse dinheiro, no entanto, através da jogatina ilegal, organizando jogos de poker de alto risco que envolviam estrelas do entretenimento, esportes, negócios e até da máfia.
Você pode assistir ao filme A Grande Jogada na HBO Max.