7 filmes marcantes de Tom Hanks, aniversariante desta terça-feira (9)

Por Beatriz Vaccari | 09 de Julho de 2019 às 17h58
Reprodução/Wikipédia
Tudo sobre

Tom Hanks

Saiba tudo sobre Tom Hanks

Aniversariante do dia, Thomas Jeffrey Hanks, mais conhecido como Tom Hanks, completa 63 anos nesta terça-feira (9). O ator, produtor, roteirista e diretor norte-americano é considerado atualmente uma das figuras mais importantes de Hollywood, destacando-se por seu trabalho em diversos filmes que obtiveram sucesso de bilheteria, como Forrest Gump, Filadélfia e O Código da Vinci. Ele também dá voz ao caubói Woody, personagem icônico da franquia Toy Story, da Pixar.

Durante a carreira, já foi indicado cinco vezes ao Oscar, a premiação mais importante do cinema, todas elas na categoria Melhor Ator, além de ter recebido várias outras indicações ao Globo de Ouro, BAFTA, SAG Awards, etc.

O ator possui uma amizade com o diretor cinematográfico Steven Spielberg, que já rendeu cinco longa-metragens: O Resgate do Soldado Ryan (1998), Prenda-me se for Capaz (2002), O Terminal (2004), Ponte de Espiões (2015) e The Post - A Guerra Secreta (2017).

Além da vida cinematográfica, Hanks é muito presente em causas ambientais, sociais e políticas. Já declarou abertamente o apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, além de ser um grande investidor em veículos elétricos que não prejudicam o meio ambiente. Em 2008, publicou um vídeo em sua conta no MySpace endossando a candidatura de Barack Obama à presidência. Nas eleições de 2016, declarou apoio à Hillary Clinton.

Tom Hanks também é autor de Tipos Incomuns, um livro de contos lançado no Brasil em novembro de 2017. A obra explora diversos personagens, abordando uma história diferente em cada capítulo, porém apresentando em todas elas um enredo que inclua, de alguma forma, uma máquina de escrever, item colecionado pelo ator desde 1978, que o inspirou a escrever o livro.

Para comemorar o aniversário do ator, o Canaltech selecionou 7 filmes marcantes da carreira de Tom Hanks.

Quero Ser Grande (1988)

Dirigido por Penny Marshall, Quero Ser Grande estabeleceu Tom Hanks como uma estrela de Hollywood aos 32 anos. O filme conta a divertida história de um garoto que vira adulto da noite para o dia após fazer um desejo para Zoltar, um brinquedo de parque de diversões. O longa-metragem rendeu a Tom Hanks sua primeira indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator, mas ele acabou perdendo para Dustin Hoffman, indicado pelo desempenho no filme Rain Man. Mesmo assim, Hanks acabou entregando aos fãs do cinema da década de 90 a cena clássica de seu personagem dançando sobre as teclas de um piano gigante dentro de uma loja de brinquedos. Esse momento, inclusive, foi revivido por Zachary Levy em Shazam! (2019).

Quero Ser Grande está disponível na Claro Vídeo e no Telecine Play.

Filadélfia (1993)

Filadélfia, o longa dirigido e produzido por Jonathan Demme, é um dos principais destaques da carreira de Tom Hanks. Além de ter rendido mais uma indicação ao Oscar, o ator levou pela primeira vez a estatueta da Academia para casa por interpretar o protagonista da história: um advogado que decide processar seu antigo emprego por acreditar ter sido demitido por ser soropositivo. O filme recebeu diversas críticas positivas da mídia por ser a primeira grande produção hollywoodiana que abordou a questão da AIDS nos Estados Unidos.

Filadélfia também conta com a participação do premiado ator Denzel Washington e está disponível no Claro Vídeo e no Amazon Prime Video.

Forrest Gump (1994)

Eternizando falas como "Run, Forrest, run!" e rendendo mais uma estatueta do Oscar na prateleira de Tom Hanks, Forrest Gump foi baseado na obra escrita por Winston Groom e conta a história de um homem cujo raciocínio é mais lento do que a maioria das pessoas, porém acaba destacando-se por seu enorme coração. Só a trilha sonora do longa vendeu 12 milhões de cópias no mundo todo, e o filme acabou sendo a segunda maior bilheteria de 1994, arrecadando mais de US$ 677 milhões globalmente. Inspirado no filme, a rede de restaurantes Bubba Gump Shrimp Company, fundada em 1994, funciona em diversas cidades nos Estados Unidos e também ao redor do mundo, além de contar com várias referências ao filme em cada uma das unidades.

Forrest Gump está disponível nas plataformas de streaming Amazon Prime Video e Telecine Play.

O Terminal (2004)

Terceiro resultado da parceria com o diretor Steven Spielberg, O Terminal é um filme que se passa inteiramente no John F. Kennedy Airport, em Nova York, mostrando as dificuldades que um homem do leste europeu enfrenta após ter o visto norte-americano negado e também sem a permissão de retornar à Krakozhia, seu país natal, devido a um golpe militar que ocorreu enquanto estava dentro do avião.

O Terminal está disponível para ser assistido no Telecine Play.

Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2013)

Com direção de John Lee Hancock, Walt nos Bastidores de Mary Poppins é um verdadeiro presente para os fãs do animador Walt Disney, pois além de Tom Hanks dar vida ao criador de Mickey Mouse, resgata a história de Mary Poppins, obra clássica dos estúdios. Além disso, o filme mostra como s história da babá foi tirada dos livros e levada à grande tela do cinema.

Walt nos Bastidores de Mary Poppins está disponível na Netflix e Telecine Play.

Sully - O Herói do Rio Hudson (2016)

O filme conta a história do pouso forçado nas águas do Rio Hudson, em Nova York, em 2009. O acontecimento fez o Capitão Chesley "Sully" Sullenberger ser chamado de herói após conseguir pousar a aeronave em pane sem deixar mortos ou feridos e virou filme com Tom Hanks vivendo o piloto que entrou para a história da aviação. Porém, o foco do filme são os desdobramentos que se seguiram após o pouso, mostrando os interrogatórios e pressão da imprensa em cima de Sully e seu copiloto Jeff Skiles, vivido por Aaron Eckhart.

Sully - O Herói do Rio Hudson não teve muita atenção da Academia, sendo indicado apenas ao Oscar de Melhor Edição de Som.

The Post - A Guerra Secreta (2018)

The Post - A Guerra Secreta, um dos mais recentes trabalhos de Tom Hanks, possui um elenco de peso, com Meryl Streep, Sarah Paulson e Matthew Rhys, além do comando de ninguém menos que Steven Spielberg na direção. O longa se passa na década de 1960, durante a Guerra do Vietnã, quando todos os arquivos que documentaram a guerra acabam indo parar nas mãos do The New York Times, um dos principais concorrentes do Washington Post, jornal onde o personagem de Hanks, Ben Bradlee, é editor-chefe e Katherine Graham, interpretada por Meryl Streep, é dona.

A trama se passa a partir do momento em que uma liminar proíbe o The New York Times de publicar mais informações sigilosas sobre a guerra e um dos repórteres do Washington Post consegue todos os documentos. E aí inicia-se um dilema, com Katherine Graham não sabendo se deve permitir ou não a publicação de um furo que impactará toda a nação norte-americana e perder seus contatos no governo.

The Post – A Guerra Secreta está disponível para ser assistido no Telecine Play.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.