Publicidade

Terremoto nos EUA permite descoberta de nova camada no núcleo da Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Fevereiro de 2023 às 18h12

Link copiado!

Imagem: Reprodução/Pham & Tkalčić via Phys.org
Imagem: Reprodução/Pham & Tkalčić via Phys.org

Há quase 20 anos, cientistas já discutem a hipótese de que o núcleo da Terra tenha uma camada a mais do que se supunha antes. Agora, dados de ondas sísmicas de um terremoto no Alasca acabaram de reforçar esta hipótese.

O estudo foi feito por sismólogos da Australian National University, analisando mais de 200 tremores de magnitude maior que 6 graus ao longo da última década. Um dos eventos chamou a atenção dos pesquisadores pela forma com que suas ondas sísmicas se propagaram nas camadas mais profundas do planeta.

Continua após a publicidade

Conforme a energia liberada pelos terremotos viaja pelas diferentes partes do interior do planeta, a velocidade com que ela se propaga — na forma de ondas sísmicas — depende da composição do meio em que ela está. Algumas das ondas podem viajar através do centro da Terra e atingir o lado oposto do globo, conhecido como antípoda, antes de voltar ao ponto de origem do sismo.

De acordo com Thanh-Son Phạm, um dos responsáveis pelo estudo, isso foi possível graças a “uma técnica que amplifica os sinais registrados por redes de sismógrafos densamente ocupadas.” Com isso, a equipe detectou até cinco idas e vindas das ondas sísmicas de sua origem até sua antípoda. “Estudos anteriores haviam documentado apenas um rebote na antípoda,” afirma Pham.

A trajetória destas ondas permitiu que os cientistas analisassem seu comportamento ao entrar por diferentes ângulos no núcleo terrestre. O estudo revelou indícios de uma terceira camada no núcleo, além dos núcleos externo e interno hoje aceitos pela comunidade científica.

Continua após a publicidade

Este núcleo ainda mais profundo seria totalmente sólido, de acordo com os cientistas. Ter encontrado indícios desta camada, porém, não trouxe somente um esclarecimento sobre o que pode estar se passando no centro do globo, mas também mais perguntas a serem respondidas. Hrvoje Tkalčić, co-autor na pesquisa, espera que ele e seus colegas possam “juntar as peças da evolução do nosso planeta” em seus próximos estudos.

A teoria mais aceita hoje é de que a Terra é formada pela crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno. Alguns autores dividem o manto em duas partes e estudos recentes também encontraram uma camada com propriedades distintas entre ele e a crosta.

Fonte: Nature Communications Via: Phys.org