Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é a litosfera?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Janeiro de 2023 às 18h00

Link copiado!

Reprodução/Phys.org
Reprodução/Phys.org

A Terra é composta por diferentes camadas ao longo de seus 12,7 mil quilômetros de diâmetro. E toda a vida no planeta é sustentada pela sua camada mais externa, a litosfera. Seu nome vem do grego “lithos”, que significa pedra, rocha — o que já dá uma dica de o que é litosfera.

A litosfera faz parte de uma classificação que divide as camadas do planeta de acordo com seu estado físico. Como seu nome indica, ela é formada por rochas e constitui a primeira camada sólida do planeta, de fora para dentro.

Continua após a publicidade

Você já deve ter ouvido da crosta terrestre, outra forma de classificar a camada mais externa da Terra. Ela faz parte de um outro modelo, chamado geoquímico, que divide o planeta em crosta, manto e núcleo. A litosfera engloba a crosta e a parte mais sólida do manto terrestre.

Como a litosfera se formou?

Nosso planeta não é o mesmo desde sua formação, há cerca de 4,5 bilhões de anos. E ele segue em constante transformação. No início, a Terra era uma esfera incandescente, que foi se resfriando com o passar do tempo. Nesse processo, sua parte mais externa se solidificou, gerando a litosfera.

A litosfera tem uma profundidade variável, que está na faixa de 5 a 100 quilômetros. Ela é formada por minerais e rochas, encontradas em três formas: sedimentares, ígneas e metamórficas.

Continua após a publicidade

E essa camada não é perfeitamente contínua: a litosfera está dividida em enormes blocos que correspondem às placas tectônicas. Sendo assim, ela está sempre em movimento, além de estar sujeita às atividades vulcânicas. Esses dois fatores proporcionam uma constante troca de material com a camada inferior.

Quais são as camadas da Terra?

Abaixo da litosfera, localizada na crosta terrestre, encontramos a astenosfera, a mesosfera e, por fim, a endosfera.

Continua após a publicidade

A astenosfera faz parte do manto e apresenta um comportamento viscoso, se estendendo a até cerca de 700 quilômetros de profundidade. Depois, há uma zona de transição sólida antes do núcleo externo, chamada mesosfera. Por fim, a endosfera é a camada mais interna do planeta e corresponde ao seu núcleo. Ela se inicia a 2.900 quilômetros de profundidade e é inicialmente líquida, tornando-se sólida a partir de cerca de 5.000 quilômetros.