Salvos do triturador, artigos de Alan Turing superam o valor esperado em leilão
Por Danielle Cassita |

Uma coleção de alguns dos artigos científicos mais importantes de Alan Turing, considerado o pai da computação moderna, escapou da destruição em um triturador e foi arrematada por £465 mil (cerca de R$ 3,4 milhões na cotação atual) em leilão da Rare Book Aucts na terça-feira (18), no Reino Unido. O valor final é três vezes maior do que o estimado inicialmente.
- Inteligência artificial – Uma novidade que já tem 73 anos!
- Crítica | O Jogo da Imitação e o pai das nossas interações contemporâneas
Os documentos eram do melhor amigo de Turing, e passaram décadas guardados no sótão de uma residência em Bermondsey, no sul de Londres. Os artigos escaparam da destruição por pouco — a importância deles foi reconhecida na última hora em um encontro familiar em novembro do ano passado.
O material inclui algumas das obras mais importantes de Turing, como uma cópia assinada de Systems of Logic Based on Ordinals, sua tese de doutorado de 1938 que foi arrematada por £110.500. Outro destaque foi o artigo On Computable Numbers, publicado em 1936, que descreve o conceito de uma máquina de computação universal. O documento é considerado o primeiro manual de programação da era digital, e foi vendido por £208 mil.
“Alguns dos itens estão entre as coleções mais importantes que já vendi em meu tempo. Foi uma venda sem igual, com coleções sem igual, uma ocasião muito especial e memorável da qual foi uma honra fazer parte. São memórias icônicas de um homem icônico”, comentou Charles Hanson, fundador da Hansons.
Matemático e cientista da computação, Alan Turing criou uma máquina capaz de decifrar mensagens codificadas dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, e suas teorias ajudaram a criar a inteligência artificial moderna que conhecemos hoje. Turing sofreu perseguição por ser homossexual e morreu em 1954, quando tinha 41 anos.
Leia também:
Elizabeth II absolveu o pai da computação moderna, condenado por ser gay
Alan Turing é homenageado com cédula de £50 que dificulta falsificação; veja
Vídeo: Como a ciência da computação poderia mudar o Brasil
Fonte: The Guardian