Alan Turing é homenageado com cédula de £50 que dificulta falsificação; veja

Alan Turing é homenageado com cédula de £50 que dificulta falsificação; veja

Por Ramon de Souza | Editado por Claudio Yuge | 25 de Março de 2021 às 20h20
Divulgação/Bank of England

Você se lembra que, em julho de 2019, o Banco da Inglaterra revelou que homenagearia Alan Turing — matemático, criptoanalista, considerado um dos "pais da computação" — em sua próxima nota de £50 (libras esterlinas)? Pois bem: a instituição financeira finalmente concluiu o desenho da cédula e resolveu exibi-la ao público nesta quinta-feira (25). O anúncio foi feito pelo governador Andrew Bailey, que destacou também os recursos antifalsificação.

Antes de mais nada, vale ressaltar que a nova nota de Turing será feita em polímero, muito mais difícil de falsificar — ela era a única cédula que ainda era fabricada em papel. Ademais, temos um holograma metálico que muda de cor de acordo com o ângulo observado e também uma espécie de “janela” transparente que abriga a representação de um chip de computador em dourado.

“Há algo do caráter de uma nação em seu dinheiro, e estamos certos em considerar e celebrar as pessoas em nossas notas. Portanto, estou muito satisfeito que nosso novo £50 apresenta um dos cientistas mais importantes da Grã-Bretanha, Alan Turing. Turing é mais conhecido por seu trabalho de codificação em Bletchley Park, que ajudou a encerrar a Segunda Guerra Mundial”, afirmou Bailey.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Divulgação/Bank of England

“No entanto, além disso, ele foi um importante matemático, biólogo do desenvolvimento e um pioneiro no campo da ciência da computação. Ele também era gay e, como resultado, foi tratado de forma terrível. Ao colocá-lo em nossa nova cédula de polímero de £50, estamos celebrando suas realizações e os valores que ele simboliza”, finaliza o governador. As notas passarão a circular no dia 23 de junho, data de nascimento de Turing.

Fonte: Bank of England

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.