Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 projetos simples para quem está começando a programar

Por| Editado por Claudio Yuge | 31 de Agosto de 2022 às 19h10

Link copiado!

Christina Morillo/Pexels
Christina Morillo/Pexels

Quando alguém está começando a programar, é aconselhável fazer alguns sistemas simples, para facilitar e automatizar tarefas do dia-a-dia e até mesmo alguns jogos simples. Estes projetos são conhecidos como "mini programação" e são recomendados para iniciantes para obtenção de mais habilidades em desenvolvimento e codificação.

Desde uma calculadora simples até um sistema de gerenciamento bancário, passando por jogos de aventura baseados em texto, como o clássico “Where in the World Is Carmen Sandiego?” (Onde Carmen Sandiego Está no Mundo, em tradução livre) e sistemas de reservas de ônibus e voos.

Confira 10 projetos de programação para iniciantes

Continua após a publicidade

1- Simulador de cara ou coroa: um projeto divertido pode ser criar um sistema que sorteia aleatoriamente o lançamento de uma moeda. Este plano pode ajudar a estabelecer uma base sólida para conceitos básicos. É possível, inclusive, ir além, e criar um simulador de rolagem de dados.

2- Calculadora: construir uma calculadora é um projeto bastante essencial para quem está começando a programar. Este tipo de programa possui uma lógica que lê números do layout e usa uma lógica que processa informações para obtenção de um resultado. Bom para quem está começando, mas não para ser o primeiro software da vida de alguém.

3- Jogo de xadrez: uma boa maneira de começar a programar é a construção de um jogo de xadrez, que tem regras mundialmente conhecidas e pode ser transformado em um projeto relativamente simples.

4- Jogo básico de aventura: jogos baseados em texto foram sucesso há 20/30 anos, mas hoje, têm mais um caráter educativo. Nesses jogos, os usuários podem se mover por salas e, com base na entrada do usuário, obter descrições de cada uma das salas. Pode ser um jogo básico, com interação com objetos reais dentro do jogo.

Continua após a publicidade

5- Gerenciamento cibernético: outro bom planejamento para quem está começando é especial para cyber cafés e centros de computação. Esse tipo de sistema ajuda a fornecer acesso a usuários, com a necessidade da inserção de credenciais, como login e senha, além de uma divisão em duas partes, ou seja, cliente e servidor.

6- Ferramentas de conversão: ferramentas simples de conversão de medidas, como peso, desafiam o programador iniciante a criar um layout e executar alguma lógica que responda à entrada de informações em um formulário. Esse projeto, inclusive, pode ganhar mais camadas posteriormente.

7- Sistema de gestão de clientes: neste mini projeto, é possível salvar as informações dos clientes, informações relacionadas às compras com data e hora, entre outras informações importantes. É um projeto simples, que tem como base o manuseio de arquivos para armazenamento de dados.

8- Sistema de reserva: este tipo de projeto, que pode ser um sistema de reserva de passagens de ônibus, passagens aéreas ou quartos de hotel. Pode ensinar a criar sistemas em que um determinado espaço pode ser ocupado e desocupado periodicamente, ajudando no controle de vendas, por exemplo.

Continua após a publicidade

9- Aplicativo móvel: hoje, é importante saber desenvolver projetos que sejam compatíveis com diferentes dispositivos. Por isso, é interessante criar aplicações que rodem bem em dispositivos móveis e navegadores da web da mesma forma, por exemplo. Criar um projeto que possa ser usado em Android ou iOS é uma ótima maneira de praticar habilidades de design.

10- Sistema de gerenciamento de caixa: este tipo de projeto pode ser facilmente configurado em linguagem C. Nestes sistemas, o manuseio de arquivos é utilizado para armazenamento de dados e informações de um usuário. Este tipo de aplicativo ajudará a depurar conceitos de programação.

Os projetos têm diferentes graus de dificuldade e, repositórios como o GitHub, que possuem uma ampla biblioteca de códigos, podem ajudar, principalmente quem tem dificuldade em começar os programas do zero.

Fonte: Analytics Insight