Publicidade

Raios avermelhados raros dançam na atmosfera em vídeo impressionante

Por  | 

Compartilhe:
Angel An
Angel An

Os astrofotógrafos Angel An e Shuchang Dong criaram um vídeo espetacular dos sprites, um tipo de raio incomum que ocorre na atmosfera da Terra. Registrá-los é difícil porque, além de ocorrerem a altas altitudes, os sprites duram milésimos de segundo. 

Os sprites são fenômenos elétricos que ocorrem na mesosfera. A cor vermelha se deve às interações entre as cargas elétricas e o nitrogênio, que rende grandes pluma e filamentos coloridos na atmosfera.

Já o vídeo foi feito perto do Lago Pumoyongcuo, no Tibete. Além dos sprites, os astrofotógrafos conseguiram flagrar jatos brilhantes e até um brilho esverdeado no ar, que são os sprites fantasma. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Confira o resultado:

Este foi o evento com maior quantidade de sprites já registrados no sul da Ásia. Além de serem incríveis, as imagens mostram que a região não fica atrás das planícies norte-americanas ou do litoral da Europa quando o assunto são fenômenos luminosos transientes como estes. 

Gaopeng Lu, professor da universidade, ficou surpreso com as imagens. “Ao analisar as descargas elétricas originais, descobrimos que os sprites foram causados por descargas atmosféricas positivas de corrente de alto pico da nuvem para o solo”, explicou.

Segundo ele, isso significa que as tempestades de raios na região dos Himalaias tem potencial para criar algumas das descargas atmosféricas mais complexas e intensas em nosso planeta.

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular 

Continua após a publicidade

Fonte: Eurekalert