Publicidade

Quantos humanos um T. rex precisaria comer para se manter vivo?

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Fausto García-Menéndez/Unsplash
Fausto García-Menéndez/Unsplash

A sorte da nossa espécie é que nunca precisamos conviver em um mundo habitado pelos gigantes dinossauros, extintos pelas consequências do impacto de um enorme asteroide na cratera de Chicxulub, na Península de Iucatã. E se isso não tivesse acontecido? Nossos antepassados precisarim fugir constantemente de dinos carnívoros, como o Tyrannosaurus rex, para não virar um saboroso "lanchinho".

Brincando com a possibilidade dos humanos e do T. rex terem coexistido no mesmo período — digamos que a nossa espécie já existisse lá no período Cretáceo-Paleógeno, há aproximadamente 66 milhões de anos —, o zoólogo e divulgador científico Luis Villazón buscou estimar quantos humanos esse dinossauro precisaria comer diariamente para satisfazer seu apetite.

A fome do Tyrannosaurus rex

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em artigo para a revista Science Focus, da BBC, o zoólogo Villazón buscou estimar o tamanho da fome do T. rex comparando o hipotético apetite com o de animais contemporâneos. Por exemplo, um crocodilo come cerca de 5% do seu peso corporal por semana. Enquanto isso, um leão tende a ingerir 25% do seu peso corporal por semana. Considerando que o T. rex tivesse um metabolismo intermediário, o especialista sugere um consumo semanal de 15% de comida em relação ao seu peso.

Seguindo na linha das suposições, o dinossauro adulto pesaria sete toneladas. Com isso, ele precisaria comer, em média, uma tonelada de alimentos por semana, ou seja, duas pessoas adultas por dia, pesando cerca de 70 kg — é um apetite menos voraz que a maioria dos indivíduos supõe.

No entanto, o zoólogo lembra que o T. rex, como um predador do topo da cadeia alimentar, tinha refeições menos regulares que as outras espécies. Sem uma geladeira e nem um supermercado de fácil acesso, ele podia passar um mês sem comer, mas, de repente, atacaria uma aldeia inteira e consumiria toda a população humana no local.

Fonte: BBC