Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Prótese medieval misteriosa é encontrada em esqueleto na Alemanha

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Novembro de 2023 às 18h26

Link copiado!

Bavarian State Office for Monument Preservation
Bavarian State Office for Monument Preservation

Arqueólogos desenterraram, na Alemanha, um esqueleto com uma curiosa prótese de metal nas mãos de até 600 anos atrás. Com datação por radiocarbono, descobriu-se que o homem tinha entr 30 e 50 anos quando foi enterrado, tendo falecido entre os anos de 1450 e 1620, sem dados mais precisos por enquanto. As informações são do Escritório Estatal de Preservação de Monumentos da Bavária, responsável pela região ao sul do país.

A prótese é feita de ferro e substituía quatro dedos da mão esquerda. Os dedos foram, aparentemente, amputados, mas não se sabe como o antigo homem perdeu essa parte da mão e como fez uso da prótese — ela pode ter tido apenas um uso estético, ou alguma pequena ajuda em tarefas mais simples.

Como era a prótese medieval

Continua após a publicidade

Os dedos substituídos pela prótese canhota eram o indicador, médio, anelar e mindinho. Todos foram feitos individualmente em uma folha metálica e eram imóveis, ficando estáticos em uma posição levemente curvada, paralelos um ao outro. É provável que o aparato tenha sido amarrado ao coto da mão. Um material semelhante à gaze também foi encontrado no interior da prótese, o que provavelmente foi usado como estofamento, para suavizar o contato com a prótese.

O esqueleto estava em um túmulo próximo a uma igreja em Freising, cidade vizinha da capital do estado da Bavária, Munique, no sudeste da Alemanha. Segundo o departamento responsável, já foram encontradas cerca de 50 próteses parecidas na Europa Central, entre 1300 e 1500 d.C. (Era Medieval) e 1500 e 1800 d.C. (início da Idade Moderna).

Um exemplo curioso e avançado de prótese é a usada pelo cavaleiro alemão do século XVI Götz von Berlichingen, que perdeu a mão direita para um tiro de canhão durante uma batalha. Sua mão artificial era articulada e, segundo o departamento, extraordinariamente complexa do ponto de vista técnico. Freising foi palco de inúmeras batalhas, incluindo a Guerra dos Trinta Anos (1618 - 1648), quando o número de amputações provavelmente cresceu, junto à demanda por próteses, como a do misterioso sujeito medieval.

Continua após a publicidade

Fonte: Bavarian State Office for Monument Preservation