Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Braços robóticos ajudam homem com paralisia a usar garfo e faca

Por| 29 de Junho de 2022 às 13h19

Link copiado!

Possessed Photography/Unsplash
Possessed Photography/Unsplash

Um homem com paralisia parcial há quase 30 anos pôde, enfim, utilizar garfo e faca para comer. Isso foi possível graças a um par de braços robóticos e uma interface cérebro-máquina desenvolvidos pelo Applied Physics Laboratory (APL) da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

Como é possível notar no vídeo abaixo, o conjunto de tecnologias avançadas permite com que o homem que participou do estudo fosse capaz de cortar um pedaço de bolo com garfo e faca para levá-lo à boca. As imagens têm um quê de filme de ficção científica, mas são puramente ciência da vida real.

“Essa abordagem de controle compartilhado visa nivelar as capacidades intrínsecas da interface cérebro-máquina e do sistema robótico, criando um ambiente que é ‘o melhor de dois mundos’ no qual o usuário pode personalizar o comportamento de uma prótese inteligente”, destaca o diretor-sênior do projeto Francesco Tenore.

Continua após a publicidade

Claro que o desempenho da tecnologia que combina robôs e uma interface cérebro-máquina ainda é “simples”. Porém, apesar de ela ainda não operar tal qual os braços robóticos do Doutor Otto Octavius, o vilão do Homem-Aranha, trata-se de um bom indicativo de como as máquinas assistivas têm um futuro promissor no auxílio a pessoas com restrições motoras.

“Apesar de os resultados serem preliminares, estamos empolgados em oferecer a usuários com capacidades limitadas uma sensação verdadeira de controle por meio de máquinas assistivas cada vez mais inteligentes”, completa o especialista.