Publicidade

Príncipe Dragão | Dinossauro achado na Mongólia é precursor do Tiranossauro Rex

Por  | 

Compartilhe:
Julius T. Csotonyi
Julius T. Csotonyi

Cientistas da Universidade de Calgary descobriram uma nova espécie ancestral dos tiranossauros que era uma espécie de “elo perdido” — uma lacuna na genealogia dos grandes dinossauros carnívoros. A nova espécie era menor, mas quase imediatamente antecessora à família conhecida como sendo a dos tiranossauros.

O estudo, publicado na revista científica Nature, descreve dois fósseis de esqueletos parciais descobertos na Mongólia no início dos anos 1970. Com 86 milhões de anos, esses restos já haviam sido estudados antes, mas foram previamente descritos como sendo de outro ancestral dos T. rex, os Alectrosaurus olseni.

Novo ancestral dos tiranossauros

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como se trata de uma nova espécie, os cientistas criaram um novo nome para o ancestral: Khankhuuluu mongoliensis, literalmente “Príncipe dos Dragões da Mongólia”. Os tiranossauros mais famosos eram enormes, chegando a 8 toneladas, mas o Khankhuuluu era mais humilde, com cerca de 4 metros de comprimento e 750 kg.

A descoberta também ajuda a revelar detalhes sobre os tiranossauros de focinho longo chamados Alioramus, que alguns cientistas propunham estar mais próximos dos ancestrais da espécie. Agora, revelou-se que eles são mais próximos dos T. rex e dos tarbossauros na árvore genealógica.

Os cientistas usaram um modelo computacional para descobrir a posição e idade de cada espécie de tiranossauro na genealogia, ajudando a mostrar onde e quando cada família surgiu.

Isso também revelou as migrações dos dinossauros — o asiático Khankuuluu, por exemplo, migrou para a América do Norte, onde os tiranossauros surgiram mais tarde, mas alguns voltaram para a Ásia e deram origem ao tarbossauro e o Aliosaurus. Alguns tiranossauros grandes retornaram, novamente, às Américas, gerando a família dos enormes T. rex e outros predadores enormes.

Veja também:

VÍDEO: As descobertas científicas mais legais dos últimos tempos

Continua após a publicidade

Fonte: Nature