Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu (não) é o limite | Asteroide em março, fotos e vídeos de Marte e mais!

Por| 28 de Fevereiro de 2021 às 13h30

Link copiado!

urikyo33/NASA
urikyo33/NASA

E aí, você está por dentro das notícias espaciais mais bombásticas da semana? Pois se o seu dia-a-dia é corrido e não dá tempo para acompanhar o noticiário como gostaria, fique tranquilo: hoje temos mais um "resumão" astronômico do Canaltech, com a síntese de tudo o que rolou de mais importante nos últimos sete dias.

Vamos lá?

Março trará o maior asteroide de 2021 para nossos arredores

Continua após a publicidade

Entre todos os asteroides conhecidos que se aproximarão da Terra neste ano, o maior de todos eles estará por perto já em março. Com cerca de 1 km de diâmetro, o objeto não representa perigo para nós, ainda que seja considerado como "potencialmente perigoso" nas classificações oficiais.

Batizado como 231937 (2001 FO32), o asteroide chegará até a uma distância de mais ou menos 2 milhões de km da Terra — o que é quase cinco distâncias lunares — às 13h03 (horário de Brasília) do dia 21 de março.

Clique aqui para saber mais sobre essa aproximação espacial.

Fotos e vídeos de Marte com a chegada do Perseverance

Continua após a publicidade

O pouso do rover Perseverance em Marte continua sendo um dos assuntos espaciais mais comentados por aí — e a NASA rapidamente liberou um vídeo sensacional mostrando o veículo ainda preso ao paraquedas, enquanto a descida na superfície acontecia.

A agência espacial também liberou a primeira foto panorâmica de Marte feita pelo rover, logo após o pouso — e ela é para lá de sensacional. O vídeo abaixo mostra a imagem em 360º:

Continua após a publicidade

Além disso, a Agência Espacial Europeia aproveitou para divulgar uma imagem mostrando o Perseverance e seus componentes de pouso na superfície marciana, tudo pelos "olhos" de sua sonda Trace Gas Orbiter. Na imagem, é possível observar os paraquedas, o escudo traseiro, o estágio descendente e o escudo de calor, enquanto o Perseverance aparece mais ao centro.

Mensagem escondida no paraquedas do Perseverance

Continua após a publicidade

Durante a transmissão ao vivo do pouso do Perseverance em Marte, pudemos ver seus paraquedas se abrindo e, como os usuários das redes sociais não deixam nenhum detalhe passar batido, muitos notaram os padrões coloridos no tecido do paraquedas, que aparentavam conter alguma mensagem escondida.

Dito e feito: a NASA revelou que aqueles padrões tinham mesmo algo a ser decifrado. Então, experts em códigos correram decifrar a mensagem, e levou apenas algumas horas para que o recado fosse traduzido para a frase "Dare Might Things", ou "Ouse Coisas Poderosas", em português.

Essas palavras são o lema da equipe do Perseverance, inspirado em um discurso do ex-presidente americano Theodore Roosevelt, de 1899, no qual ele diz: "muito melhor é ousar coisas poderosas, para obter triunfos gloriosos, mesmo que derrotados pelo fracasso, do que se colocar entre aqueles pobres espíritos que não desfrutam muito nem sofrem muito, porque vivem no crepúsculo cinzento que não conhece vitória nem derrota".

Continua após a publicidade

A mensagem estava codificada em padrões vermelhos e brancos que representavam caracteres binários (1 e 0). Cada um dos anéis concêntricos no desenho do paraquedas representa uma das palavras do lema.

Clique aqui para saber mais sobre essa mensagem.

Não são estrelas: são buracos negros supermassivos

Continua após a publicidade

Se pudéssemos enxergar buracos negros no céu noturno, assim como vemos milhares de estrelas brilhantes, veríamos algo como essa imagem gerada através de uma rede de radiotelescópios, que capturam sinais de rádio vindos do espaço e os "traduzem" em dados visuais.

Cada um dos pontos brilhantes da imagem é um buraco negro supermassivo — e o mais impressionante é o fato de que a imagem mostra apenas 2% do céu do hemisfério Norte!

Para saber mais sobre como essa imagem foi produzida, clique aqui.

"Partícula fantasma" veio de buraco negro distante

Continua após a publicidade

Um neutrino de alta energia foi detectado em 2019, e agora uma equipe de cientistas conseguiu rastrear sua fonte: um buraco negro supermassivo localizado a 750 milhões de anos-luz, que "engoliu" uma estrela.

Neutrinos são partículas sem carga elétrica e extremamente leves, centenas de milhares de vezes mais leves que um elétron, e quase não interagem com a matéria. Eles estão por toda a parte, atravessando nosso planeta — e até mesmo nossos corpos —, o tempo todo, sem sequer percebermos. É por isso que recebem a fama de “fantasmas”.

Clicando aqui, você entende melhor essa história.

Continua após a publicidade

1º satélite 100% brasileiro é lançado

Agora o Brasil faz parte do seleto grupo de apenas 20 países que se mostraram capazes de lançar um satélite próprio. É que, na madrugada deste domingo (28), nosso país lançou o Amazonia-1, com o objetivo de observar a Terra — mais especificamente, monitorar o desmatamento amazônico.

Completamente projetado, desenvolvido, testado e operado pelo Brasil, o Amazonia-1 pesa 640 quilos, tem 2,5 metros de altura e operará a 750 km de altitude. Ele foi colocado em uma órbita em sincronia com a do Sol, viajando a 27 mil km/h e levando 100 minutos para dar uma volta ao redor da Terra. Em seu trajeto, o satélite será capaz de fotografar qualquer lugar do planeta, sendo que essas imagens serão registradas em alta resolução.

Continua após a publicidade

A cada dois ou três dias, no máximo, o Amazonia-1 fornecerá imagens do território brasileiro, permitindo, então, o monitoramento contínuo da região amazônica — mas também será útil para que o Brasil monitore, em imagens, outras regiões de interesse, como plantações agrícolas, regiões costeiras e reservatórios de água.

Clique aqiu para saber mais sobre o Amazonia-1

Leia também: