Nova cor de gato é descoberta pela ciência

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Junho de 2024 às 07h30

Ari Kankainen para Anderson et al./Animal Genetics

Uma nova cor de gato foi descoberta e descrita por pesquisadores finlandeses — é o “salmiakki”, ou “salmiak”, nome dado em homenagem ao doce escandinavo homônimo com aparência de “flocos”, ou seja, escuro com pintas brancas. Nos gatos, o padrão também é escuro com pintas brancas, mas o pescoço, o peito, a barriga e as patas são brancas, como se estivesse vestindo um terno.

A cor diferenciada é causada pela mudança de cor de cada pelo do felino, que é diferente entre a raiz e a ponta — começa escuro próximo à pele e perde gradualmente a cor até ficar branco. Geneticamente falando, isso é de suma importância para a ciência, não sendo apenas mera curiosidade sobre os bichanos.

Gatos e suas cores

Nossos gatos domésticos vêm, geralmente, em duas cores — laranja e preto. Você deve se lembrar de felinos com cores diferenciadas, mas essas pelagens são alguma variação de ambas as cores em algum nível de descoloração, combinação ou ambos. Os salmiakki (que, em finlandês, quer dizer “sal amoníaco”) têm uma parte do DNA faltando, basicamente. Sua cor incomum chamou a atenção da ciência em 2007.

A mutação que gera a característica salmiakki é recessiva, ou seja, ambos os pais precisam ter o gene para passar a coloração ao filhote. O gene se chama “KIT”, responsável pelo degradê de laranja e preto nos gatos. Como o que causa a característica é a ausência do gene, os cientistas tiveram de mapear o genoma inteiro dos salmiakkis — e estudar 181 gatos.

Dos três que eram salmiakki no grupo estudado, todos não tinham a parte do gene KIT no DNA, enquanto três outros gatos tinham a mesma mutação, mas apenas de um dos pais, não apresentando a pelagem diferenciada.

O resto dos felinos não era salmiakki e tinha o DNA intacto. Com o estudo, publicado na revista científica Animal Genetics, os cientistas esperam revelar mais raças raras — e preservá-las melhor no futuro.

Fonte: Animal Genetics