Publicidade

É quase impossível se esconder de um gato, de acordo com a ciência

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Novembro de 2021 às 09h30

Link copiado!

viktoriian/envato
viktoriian/envato

Seu gato provavelmente sabe onde você está, mesmo que em outro cômodo. É o que sugere um novo estudo da Universidade de Kyoto (Japão). Os pesquisadores descobriram que os gatos domésticos criam "mapas mentais" que mostram onde os humanos próximos estão localizados, com base na origem dos sons.

Os pesquisadores gravaram pessoas chamando os gatos pelo nome e então tocaram as gravações através de um alto-falante em um lugar diferente, de forma que os mesmos sons viessem de longe. Os gatos ficaram surpresos quando a voz familiar veio de um local que eles não esperavam, com base no que já tinham ouvido. Isso sugere que os gatos se orientam no espaço através do som.

Continua após a publicidade

O grupo escolheu realizar os testes com gatos porque eles são conhecidos por sua audição excepcional, já que são capazes de encontrar presas escondidas em condições de baixa visibilidade. Outra descoberta é que quando os gatos ouvem os sons da voz de seus donos, já esperam ver os rostos deles. Em estudos anteriores, os gatos também mostraram que podem distinguir entre vozes humanas familiares e desconhecidas, além de localizar objetos ocultos.

O estudo afirma que as descobertas de que os gatos são capazes de formar uma imagem mental do cenário a seu redor pode levar a futuras pesquisas ainda mais avançadas sobre a cognição felina. A análise completa pode ser encontrada aqui.

Fonte: Live Science