Sacrifício animal em massa da Idade do Ferro é descoberto na Espanha
Por Augusto Dala Costa • Editado por Luciana Zaramela | •
Arqueólogos encontraram, na Espanha, um local de sacrifício ritual da Idade do Ferro com 6.770 ossos de 52 animais diferentes, um dos poucos exemplos de oferendas em massa vistos na história. O local escavado fica em Casas del Turuñuelo, no sudoeste do país, habitado durante o século V a.C.
- Restos de macaco sacrificado revelam diplomacia entre povos pré-colombianos
- 2 mil cabeças de carneiro são encontradas no templo do faraó Ramsés II
O cemitério de sacrifícios rituais contém ossos de pelo menos 41 cavalos, seis vacas, quatro porcos e um cachorro. Pela forma com que as camadas de terra estão dispostas, os bichos foram enterrados em três fases diferentes — nas duas primeiras, eles foram sepultados inteiros, mas os da última fase parecem ter sido cortados para a extração de carne. Isso é sinal, segundo os cientistas, de que o sacrifício se tornou um banquete.
Para ter certeza da natureza ritual dos sacrifícios, os pesquisadores buscaram sinais de que os bichos tenham morrido como adultos saudáveis, o que foi encontrado, mostrando que não sucumbiram por doenças ou desastres naturais. Alguns deles, como os cavalos, foram enterrados em pares organizados, indicando uma atividade metódica.
Eles provavelmente eram animais de carga, já que carregavam características parecidas, como pré-molares gastos e diastemas (espaço alongado entre os dentes) relacionadas ao manejo e controle para o trabalho. Peças metálicas no local também indicam esse tipo de atividade.
Sacrifícios rituais pela história
Além das evidências ósseas, também há matéria remanescente de vegetais queimados, o que é típico de oferendas rituais desse tipo. É raro encontrar evidências fortes de sacrifício animal em massa no Mediterrâneo datando da Idade do Ferro — o que temos são várias fontes literárias sugerindo eventos como esse em tempos antigos, mesmo que os relatos tenham, muitas vezes, um caráter ficcional e não exatamente histórico.
Um exemplo é a Odisseia, do autor helênico Homero, que relata o sacrifício de 81 touros negros pelo rei Nestor, na praia de Pylos. Em outro best-seller do mesmo autor, A Ilíada, há também o sacrifício de 50 carneiros negros por Peleu, o pai do herói Aquiles, em um esforço para que o filho voltasse vivo da guerra de Troia. Dada a natureza ficcional das obras, achados como o do sítio de Casa del Turuñelo se tornam muito importantes para a ciência e arqueologia, sendo evidência sólida da prática em tempos remotos.
Fonte: PLOS One