Publicidade

Megalodon | O maior predador da história é um tubarão!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Junho de 2022 às 12h30

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Um estudo publicado na Science Advances na última quarta (22) apontou que o maior predador já visto foi o megalodon — que, por sua vez, também é o maior tubarão da História. Acontece que os tubarões existam desde muito antes dos dinossauros, e os megalodons evoluíram depois que os dinossauros foram extintos e dominaram os mares até apenas 3 milhões de anos atrás.

Os autores do estudo refletem que o Megalodon e os outros tubarões da época eram carnívoros genuinamente enormes que comiam outros predadores. A estimativa desses cientistas é que, se o Megalodon existisse no oceano moderno, isso mudaria completamente a interação dos humanos com o ambiente marinho.

A equipe descobriu evidências claras de que o Megalodon e alguns de seus ancestrais estavam no degrau mais alto da cadeia alimentar pré-histórica, o que os cientistas chamam de "nível trófico" mais alto. “As teias alimentares oceânicas tendem a ser mais longas do que a cadeia alimentar dos animais terrestres", apontam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

Megalodon foi estimado em 15 metros de comprimento, enquanto os grandes tubarões brancos modernos normalmente atingem cerca de cinco metros. Para chegar às suas conclusões sobre a teia alimentar marinha pré-histórica, os autores do artigo usaram uma nova técnica para medir os isótopos de nitrogênio nos dentes dos tubarões: quanto mais nitrogênio-15 um organismo tem, maior seu nível trófico, conforme cientistas já descobriram anteriormente.

Descobertas através dos dentes de tubarão

Como os dentes de tubarão são tão abundantes e bem preservados, as assinaturas de nitrogênio no esmalte fornecem uma maneira de medir o status na cadeia alimentar, e identificar se o dente caiu da boca de um tubarão há milhões de anos ou há semanas, por exemplo.

Continua após a publicidade

Para chegar à descoberta e que o megalodon é o maior predador da história, os pesquisadores utilizaram brocas de dentista, produtos químicos de limpeza e micróbios que finalmente convertem o nitrogênio do esmalte em óxido nitroso para medir com precisão a relação desses dentes antigos. "Cultivamos micróbios e os alimentamos com nossas amostras. Eles produzem óxido nitroso para nós, e então analisamos o óxido nitroso que eles produziram", explicam os cientistas.

Mas como esse predador tão perigoso deixou de existir? Segundo estudos anteriores, publicados na publicada na revista científica Nature Communications, os tubarões brancos contribuíram para a extinção dos megalodons.

Fonte: ScienceAdvances, ScienceDaily