Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a diferença entre cadeia alimentar e teia alimentar?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Março de 2022 às 10h05

Link copiado!

antoniohugophoto/envato
antoniohugophoto/envato

É muito provável que você tenha se deparado com a cadeia alimentar e a teia alimentar nas aulas de biologia. Mas você se lembra da difereça entre esses dois conceitos tão importantes para a ciência? Para ajudar a refrescar a memória, um spoiler: ambos se referem às relações de alimentação entre os seres vivos.

Níveis tróficos

Talvez seja mais adequado relembrar, primeiro, o que são os níveis tróficos. Basicamente, são grupos que englobam seres vivos que possuem relações alimentares semelhantes:

Continua após a publicidade

Produtores

Aqui ficam os organismos capazes de produzir o próprio alimento, como as plantas e algas, que realizam métodos como a fotossíntese ou a quimiossíntese.

Consumidores

Já os consumidores se alimentam de outro ser vivo, e são divididos em duas partes: os primários se alimentam de produtores, ou seja, são os herbívoros, que comem apenas plantas, frutos, etc. Enquanto isso, os secundários se alimentam de consumidores primários. Tem ainda aqueles que se alimentam dos secundários, que são chamados de terciários.

Continua após a publicidade

Decompositores

Já ouviu falar do processo de decomposição? Os organismos responsáveis por ele integram esse grupo, como fungos e bactérias.

O que é cadeia alimentar?

Continua após a publicidade

A cadeia alimentar funciona como uma maneira mais simples de se compreender a relação entre predador e presa em um determinado ecossistema. Nas aulas de biologia, é muito comum ter uma representação linear, com alguns animais, um apontando uma seta para o outro. Por exemplo:

Capim → Lagarta → Pássaro → Cobra

Com o exemplo, percebemos que o capim (produtor) serve de alimento para a lagarta (consumidor primário), que serve de alimento para o pássaro (consumidor secundário), que por sua vez é consumido pela cobra (consumidor terciário).

O que é teia alimentar?

Continua após a publicidade

Já a teia alimentar é uma forma de se entender a complexidade das relações alimentares entre os seres vivos, uma vez que engloba um conjunto de cadeias alimentares, simultâneas em um ecossistema. A cadeia alimentar mostra o fluxo unidirecional de energia e nutrientes, mas a teia aponta o funcionamento do ecossistema como um todo.

Em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ser consumidor secundário e terciário, por exemplo. Acontece que muitos seres vivos não se alimentam exclusivamente de um mesmo organismo, e alguns não são presas de apenas um ser, como a cadeia alimentar pode sugerir.

Fonte: The Nature Education, National Geographic, Biologia Net