Tubarões habitam cratera de vulcão submarino ativo e intrigam cientistas
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
No último dia 14, imagens de satélite mostraram que o Kavachi, vulcão submarino nas Ilhas Salomão, entrou em atividade mais uma vez. No entanto, a parte mais intrigante de tudo, sob os olhos da ciência, é que tubarões habitam seus arredores. O caso ficou conhecido por uma filmagem lançada pelo Natgeo há alguns anos, e agora ganha atenção novamente.
- Tubarão fêmea engravida sozinha e dá à luz em tanque sem machos
- Vulcões submarinos: conheça alguns deles e suas localizações
Justamente por causa de sua população excêntrica de tubarões-martelo (Sphyrna spp) e tubarões-seda (Carcharhinus falciformis), o Kavachi ficou conhecido como “Sharkcano”. Desde sua descoberta, lá em 1939, o vulcão enfrentou aproximadamente 36 períodos de erupção. Mas como é possível que tubarões possam viver nesse tipo de ambiente?
Em entrevista ao The New York Post, a pesquisadora Kadie Bennis — do Programa Global de Vulcanismo da Smithsonian Institution — declarou que isso não é tão incomum quanto se imagina. Mesmo no caso da superfície, existem seres humanos que habitam cidades construídas em torno de vulcões. “Portanto, é completamente normal que haja tubarões e outras formas de vida marinha em torno de vulcões subaquáticos, já que também contribui para o ecossistema", apontou.
Mesmo assim, os cientistas ainda estão tentando compreender o que torna os tubarões fisicamente aptos a habitar condições tão quentes e ácidas. A teoria é que essas espécies evoluíram a ponto de se adaptar à sobrevivência nesse ambiente, mas para compreender tal comportamento mais a fundo, seria necessário analisá-las em pesquisas futuras.
Fonte: The Guardian, New York Post