Iberospinus natarioi | Nova espécie de Espinossauro é descoberta em Portugal

Iberospinus natarioi | Nova espécie de Espinossauro é descoberta em Portugal

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 22 de Fevereiro de 2022 às 11h30
Victor Feijó de Carvalho Mateus/Estraviz-López et al.

Pesquisadores do Museu da Lourinhã e do NOVA School of Science, em Portugal, acabam de anunciar a descoberta de evidências de uma nova espécie de Espinossauro. A revelação aconteceu após os estudos de um grupo de fósseis encontrado há 23 anos no país.

Batizado de Iberospinus natarioi, o dinossauro foi descoberto com a análise de vértebras dorsais, fragmentos da costela e dentários, púbis, pendúculo da púbis, escápula direita parcial, osso da falange e arcos neurais dorsais. O nome Iberospinus natarioi foi dado em homenagem à Península Ibérica e a Carlos Natário, arqueólogo responsável pela descoberta dos fósseis.

O dinossauro descoberto viveu há 125 milhões de anos e media cerca de 9 metros de comprimento. Os cientistas analisaram os nervos da mandíbula do animal e encontraram uma ponta na dentição que era reta em vez de curvada, como os outros da espécie, o que comprova se tratar de uma espécie única. Os pesquisadores encontraram também uma crista óssea diferenciada na púbis.

Os fósseis mostram uma espécie única de Espinossauro (Ilustração: Victor Feijó de Carvalho Mateus/Estraviz-López et al.)

Espinossauro

Os Espinossauros são um dos maiores animais carnívoros que já pisaram em nosso planeta, contando com pernas traseiras grandes e braços pequenos, cauda longa e cabeças grandes semelhantes às de crocodilos. Essas criaturas viveram durante o período Mesozóico na África e em partes da Europa, principalmente na Península Ibérica.

De acordo com pesquisas anteriores, os Espinossauros gostavam de passar a maior parte do tempo na água, mas também caçavam em terra. Como até o momento somente um número pequeno de fósseis foi encontrado, as informações existentes sobre suas características são bastante generalizadas.

Fonte: Phys.org

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.